29 junho, 2009

Post 100!



Enfim depois de seis meses de vida o blog do JayCBe chega ao seu post 100. Foram cerca de 99 posts tratando de diversos temas, desde dicas de bandas a notícias em geral. Muita gente participou e deu uma força para o blog e isso é essencial já que o blog foi criado para todos participarem, curtirem e espalharem informação.

E depois desses 99 posts e um semestre de vida chegou a hora de comemorar. E não há forma melhor para comemorar do que inaugurando a nova sessão "Promoções" do blog.

Para participar é simples, basta comentar esse post escrevendo qual dos últimos 99 posts foi o seu favorito, só isso. Depois disso vamos sortear o ganhador pelo Random.org. Fácil assim.

E quem ganhar o sorteio leva o prêmio que é... surpresa. Não vamos revelar mas não se preocupe, garanto que vocês vão gostar.

A promoção termina dia 09/07.

Portanto é isso pessoal, não deixem de comentar e participar do promoção especial Post 100!

Feridos em nome de Deus



Marília Camargo mostra seu inconformismo com a igreja evangélica ao explorar a temática das decepções causadas por lideranças prepotentes.

Quando a fé se deixa manipular, pessoas viram presas fáceis de toda sorte de abuso. A confiança autêntica e sincera em Deus é gradualmente substituída pela submissão acrítica aos desmandos de lideranças despreparadas.

Carentes de acolhimento são habilmente capturados pela manipulação emocional de líderes medíocres de plantão e ambos seguem de braços dados experimentando religiosidade fútil e meritória, barganhando a todo momento com Deus.

Por ser uma religiosidade descaracterizada da adoração sincera, mais cedo ou mais tarde o castelo de cartas desmorona deixando feridas abertas pelo caminho.

É esta relação doentia que a jornalista Marília Camargo desvenda em seu primeiro livro. Uma reportagem que avança pelos meandros da igreja evangélica brasileira liderada em boa medida por pessoas embevecidas pelo próprio poder de manipular e escravizar aqueles pelos quais Cristo morreu.

Ao lidar com feridas não cicatrizadas, em seu debut literário, Marília revela a urgência de um novo tipo de liderança, não autocrática, e de um novo membro, mais confiante em Deus e menos dependente do pastor local, a fim de que o espaço da igreja seja saudável, criativo e curador.

Feridos em nome de Deus é leitura obrigatória para quem anseia por um cristianismo saudável e libertador. Uma denúncia do falso evangelho pregado por falsos cristãos; um sopro dos bons ventos da graça de Deus, que definitivamente precisa triunfar entre nós.

Blog da autora


Leia um trecho do livro



retirado de Editora Mundo Cristão

Max Lucado no Brasil



Entre os dias 19 e 28 de julho, Max Lucado, o maior escritor de livros inspiracionais do mundo, estará no país para lançar, primeiramente no Brasil e em setembro no resto do mundo, seu livro Sem medo de viver. Diversos eventos acontecerão em sete capitais brasileiras: São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Vitória e Curitiba.

Mas é no Rio de Janeiro que acontecem os dois grandes momentos da turnê de lançamento de Sem medo de viver.

No dia 25 de julho, Max Lucado falará para milhares de pessoas na Praça da Apoteose, em pleno Sambódromo. Além da apresentação de Lucado, shows com grandes nomes da música gospel, como Arianne, Kleber Lucas e Fernandinho, emocionarão o público junto com a mensagem de grandes preletores, como Daniel Romero, Silas Malafaia e Robson Rodovalho.

Já o dia 26 será marcado por um superencontro na quadra da Estação Primeira de Mangueira, a mais amada escola de samba carioca. Junto com Max Lucado se apresentarão as crianças da Orquestra de Violinos do Centro Cultural Cartola, a bateria da escola de samba Sou + Especial e um coral gospel acompanhado pela bateria da Mangueira.

Os dois eventos no Rio são gratuitos para que todos os cariocas possam compartilhar esse encontro de fé e esperança por uma vida sem medo.




retirado de Sem medo de viver

26 junho, 2009

Sem medo de viver



Ao lançar mundialmente — e em primeira-mão no Brasil — seu mais destemido livro, Sem medo de viver, Max Lucado toca fundo em nosso medroso inconsciente moderno. O livro trata do sentimento que está estampado em todas as manchetes de jornais, que assombra todos os corações humanos: o medo. Crise econômica, terrorismo, guerras, doenças, fome e miséria. Como podemos lidar com tantos desafios em um tempo de inquietação global?

De forma corajosa, Max Lucado define os treze medos mais comuns de um mundo em crise que precisa desesperadamente aumentar sua fé no futuro. Podemos identificar um, dois, três ou todos os medos em nossa vida: medo de perder nossos filhos, medo de morrer, medo de uma epidemia global, medo de um acidente grave, apenas citando alguns (conheça os treze medos adiante). Porém, acreditando que tudo isso pode ser vencido, Lucado nos encoraja a viver com menos medo e mais fé.

Neste livro, o autor não se apresenta como um pastor “todo-poderoso” que detém todas as respostas, mas como um homem humilde, compartilhando as experiências que o ajudaram a vencer seus temores. Ele abre seu coração e revela a recente dor com a morte do irmão mais velho e seus pensamentos antes de uma cirurgia de coração pela qual passou.

Sem medo de viver é Max Lucado em seu melhor momento. Por meio de histórias atuais e intrigantes, o autor apresenta um ponto de vista mais humano sobre o mundo que nos cerca, sem deixar de lado seu jeito amigável de recontar as histórias bíblicas. Trata-se de uma leitura recomendada para todos que estão encarando desafios, mudanças, insegurança ou algo totalmente desconhecido. Em outras palavras, é um livro para qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

Baixe aqui o minilivro


retirado de Sem medo de viver

MJ RIP - graça na desgraça



Michael Jackson, o entronizado “Rei do Pop” morreu.

A notícia correu rapidamente nesse mundo virtualmente globalizado.

Fãs aglomeram-se em locais-ícone da história dessa figura do mundo da música, as TVs cobrem à exaustão o fato, nos principais portais da internet as últimas notícias e comentários sobre sua vida são abundantes, os mecanismos de busca como o Google por exemplo registram 79 milhões de resultados no momento em que escrevo essa reflexão.

Garoto negro, pobre, filho de um metalúrgico exigente e de uma dona-de-casa afetada pela poliomielite, nasceu em plena época da luta dos negros pelos mesmos direitos civis que os brancos. Desde cedo seus irmãos mais velhos demonstravam talento para a música, e com Michael não era diferente. Desde a infância era evidente seu carisma, algo que seus irmãos não possuíam, além de uma voz marcante que o levou a ser o vocalista e destaque da banda Jackson 5, em 1969.

Já nos anos 1980, segue em carreira solo lançando 3 discos que o consagraram no cenário mundial da música, uma vez que como vocalista do Jackson 5, seu talento era reconhecido: Off the Wall produzido pelo maestro Quincy Jones; Thriller e BAD. A explosão de criatividade, evidenciada na fusão de estilos musicais e no tratamento diferenciado de seus vídeo-clips, com destaque para Thriller, o consagrou ao posto que até ontem desfrutou em vida , como “Rei do Pop”.

Como todo ciclo da natureza, após o ápice vem a fase de declínio. Com álbuns não tão inspirados, repetindo as mesmas fórmulas que o consagraram, mas mesmo assim mantendo seu estilo e ainda conquistando novas gerações com sua música, entra em uma fase estável em sua carreira, que poderia ter se perpetuado caso suas extravagâncias e escândalos não tivessem prejudicado sua imagem pública.

Acusações de pedofilia, mudanças radicais na aparência, casamentos esquisitos, concepção de filhos realizados de maneira suspeita, gastos perdulários, processos judiciais, acordos milionários, vida extravagante, manias, esquisitices e finalmente falência são os principais ingredientes nefastos de sua curta vida.

No que tange a saúde lúpus, vitiligo, dores constantes a ponto de ter se viciado em analgésicos além da exigência extrema do corpo nas danças são algumas das doenças mais divulgadas. Quanto à sua vida, teve um pai exigente e autoritário, o seqüestro de sua infância e adolescência pela fama, o excesso de dinheiro que permitia a si a fuga da realidade e o assedio das vicissitudes inerentes ao show-business.

Certamente, apesar de aparentemente ser uma criança-adolescente aprisionada no corpo de um adulto (a chamada síndrome de Peter-Pan), Michael Jackson viveu, em intensidade, mais de 50 anos. O turbilhão que o assolou desde os 9 anos de idade, o envelheceu rapidamente na alma. Tornou-se vítima de seu talento e carisma ao entrar na roda da neurose coletiva de criarem para si “ídolos”, esquecendo-se de suas limitações como qualquer ser humano normal e permitindo-se que suas esquisitices dominassem sua vida, não mais discernindo as coisas.

Paulo disse: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” (2 Coríntios 4:7). Apesar do contexto concernente ao evangelho que esse fragmento integra, não consigo deixar de associá-lo a vida desse astro pop.

Apesar da pobreza e de sua origem étnica, a vocação musical de sua família, herdada de seu pai, músico que tocava na noite, eram sinais manifestos da graça de Deus, mais ainda com o carisma do pequeno Michael. Mesmo diante de uma família em um contexto fraturado, com cobranças, exigências, má conduta paterna, relacionamentos interrompidos, Deus não se furtou em agraciá-los com o dom da música, algo que é tão importante na terra como no Céu, ainda mais nesse.

O uso dessa graça, que só se manifesta em gente, é de competência pessoal. E decisões pessoais tem o poder de transformar graça em desgraça. Ao ver a incontida vocação de seus filhos para a música e também uma oportunidade de melhorar a vida de sua família com esse dom, seu pai tratou de investir nesse sentido, obstinadamente esquecendo-se que o “menino de ouro” era só um menino, que precisava ser menino em seu tempo de menino.

No entanto, mesmo diante dessas circunstâncias, o “tesouro” do talento e do carisma de Michael sempre estiveram contidos em um “vaso de barro” – o próprio Michael. Uma grande voz em um ser infantilizado; um performer contido em uma aberração física; um ser divinamente criativo com uma conduta sexual duvidosa; um ser que em seu interior abrigava o astro reluzente de seus dons concomitante ao buraco negro de sua existência.

Esse conflito irresoluto o levou à reclusão. Além das necessidades financeiras que o pressionavam, dizem que ele animou-se a retornar ao show-business pois queria que seus filhos -agora já mais crescidos- o vissem no palco, mais ou menos no mesmo sentimento do pai que leva, orgulhoso, seu filho para o trabalho. Quem sabe?

Para mim que na minha adolescência e juventude tiveram a presença marcante de Michael Jackson, apesar dos escândalos, torcia para que esse retorno pudesse ser “a” volta por cima. Para que além de mim, minhas filhas pudessem testemunhar essa manifestação da graça incontida de Deus em um ser humano, tão humano como Michael Jackson. Que mesmo diante de suas idiossincrasias, seu talento e carisma divinos falavam mais alto que qualquer fracasso em sua vida pessoal.

Na verdade o que seus fãs não sabem é que são fãs não de Michael Jackson, mas da graça divina que resolveu se manifestar nele, apesar dele. O “vaso de barro” se quebrou, sem conserto na terra. Fica a lembrança da graça divina que ele manifestava nas suas músicas, danças, clips e shows.


retirado de Blog do Eli Sanches

25 junho, 2009

Rick Warren sobre influenciar culturas



No Q TALKS 2009, Rick Warren falou sobre influenciar culturas. Aqui estão algumas citações dessa palestra traduzidas. Você pode assistir a palestra completa em inglês no site do evento.

“A Igreja é a esperança do mundo. É a unica coisa que importa, e unica que vai durar até o fim. Culturas passam.”

“Deus queria uma família. Um dia, tudo vai acabar e a única coisa que vai restar é a Igreja.”

“É muito fácil ser relevante se você não quer ser bíblico. E é muito fácil ser bíblico se você não quer ser relevante. A questão é ser as duas coisas. E sempre vai existir a tentação de cair para um lado ou outro.
Precisamos ser tanto bíblicos quanto relevantes.”

“Ser relevante não é programático, é pessoal.
Não é uma estratégia, é um estilo de vida.
Não é sobre inovação, é sobre encarnação. Você encarnando Jesus no mundo.”

“Concupsciência da carne, Concupsciência dos olhos e a soberba da vida. Isso é Cultura. Toda publicidade no mundo é baseada em uma dessas 3 coisas.”

“Concupsciência da carne é o desejo de sentir. Paixões.
Concupsciência dos olhos é desejo de ter. Posses.
Soberba da vida é desejo de posição. Status.”

“Concupsciência da carne é Hedonismo, concupsciência dos olhos é Materialismo e soberba da vida é Secularismo (Eu não preciso de Deus)”

“Os propósitos de Deus nunca mudam. Adoração, comunhão, discipulado, ministério, evangelismo, mas a forma como a nós cumprimos esses propósitos precisam mudar em cada geração.”

“Se você realmente quiser alcançar a cultura, precisam haver mudanças em você.”

“A chave é humildade, integridade, generosidade, simplicidadae e servilidade”

“Humildade não é negar suas forças, mas sim ser honesto sobre suas fraquezas.”

“Humildade é capacidade de aprender. Se você não consegue aprender com outras pessoas, você tem um problema de Ego.”

“Se você quer o poder e benção de Deus na sua vida, você precisa construir sua vida em humildade, integridade e generosidade. Esses são os antídotos para a sociedade e cultura.”

“Quando se trata de cultura, a maior parte das pessoas (igrejas) vão pra um dos dois extremos: Isolamento ou Imitação.”

“A resposta é Encarnação. Encarnação é isolamento e infiltração.”

“O problema com muitas igrejas hoje é que elas querem ser bonitas, ao invés de eficazes. Algumas pessoas preferem ser criativos a serem eficazes.”

“Ao invés de olhar para aquilo que vai mudar no mundo (e mudança é uma constante), por que não olhar para aquilo que nunca vai mudar e desenvolver seu ministério em cima dessas coisas?”

“Pessoas sempre precisarão ser amadas. Daqui 100 anos, as pessoas ainda serão solitarias. Ainda precisarão de uma causa, um significado, um objetivo.”

“Se você pegar a mensagem e transmití-la de maneira simples, Deus abençoará.
Simples não significa superficial ou simplista. Significa compreensível.
Se você encarnar a mensagem e compartilhar de maneira simples. Você vai criar cultura.”

Assista a palestra, em inglês, aqui: qideas.org


retirado de Solomon1

22 junho, 2009

Se esses se calarem, os "blogs" clamaram!

IRAN: A Nation Of Bloggers from ayrakus on Vimeo.


Nos últimos anos ninguém mais questiona a capacidade e o poder de comunicação que a internet reserva, cada vez vemos nossos meios de comunicação surgirem na web e cada um trás consigo uma evolução diferente, porém uma dessas ferramentas chama mais atenção, e está sendo constantemente utilizada para divulgar informações ao redor do mundo: os blogs.

Nos últimos anos o número de usuários de blogs vem crescendo de uma forma estrondosa, já é de longe uma das maiores ferramentas de divulgação de qualquer idéia hoje em dia, para se ter uma idéia há blogs que são mais lidos diariamente do que revistas em uma semana.

Claro que mesmo sendo uma ferramenta incrível, um blog pode ser usado para fins nada louváveis, como por exemplo auxiliar a divulgação da pornografia, violência e discriminação. Mas não é disso que eu quero falar e sim do outro lado da história, o lado digno.

Nos últimos anos diversos blogs cristão vem surgindo ao redor do mundo, todos com um único objetivo: ser a voz da igreja na internet. Só no Brasil temos ótimos blogs como o Pavablog, o Solomon1 e o Em Família o blog do Joubert "queridão".

Blogs são verdadeiros fenomenos, até mesmo em regimes extremistas, como o caso do Irã, a propósito o título do post é sobre isso, sobre como os blogs estão "clamando" no Irã uma vez que a mídia e a igreja ocidental se cala em frente a situação do país, os jovens e a igreja perseguida que se opõem ao governo autoritário de Mahmoud Ahmadinejad através do uso de blogs estam divulgando os absurdos que acontecem na nova Pérsia. Estão clamando por justiça!

Essa é a voz que clama na internet!


por Gutojardim

21 junho, 2009

Adolescentes estão assustados com o futuro



Será que vai dar certo? - E se eu perceber que o curso que escolhi não tem nada a ver comigo? Na minha experiência em orientação vocacional/profissional essas são as perguntas que mais ouço, quase que invariavelmente, dos adolescentes que estão em dúvidas quanto ao que irão ser quando crescerem. Alguns ainda não cresceram, literalmente, encontram-se imaturos, com a cabeça num mundo que ainda não cabe uma decisão dessa dimensão e fazer escolhas desse naipe torna-se, no mínimo, muito confuso.

Por outro lado, temos adolescentes já bem crescidinhos, que iguais aos primeiros, também têm dificuldade de escolher um curso que irão fazer na faculdade, desenvolvendo conflitos de identidade, traduzidos por sentimentos de impotência, incompetência e culpa. Porém, ao começarmos uma conversa com qualquer um deles, o sentimento que mais se percebe embutido em suas colocações é o medo. O nosso adolescente, via de regra, está muito assustado com o futuro, muito descrente de si e com pouca fé. E, convenhamos, não é para menos.

Se considerarmos que nosso sistema de avaliação para ingresso num curso superior é injusto, se pensarmos na pluralidade de cursos existentes, se considerarmos que nossa economia é instável e que inúmeros universitários estão desempregados engrossando filas para concursos públicos por falta de melhores opções no mercado, não é fácil mesmo fazer uma opção tão especial. Por outro lado, os pais e a escola, na maioria das vezes, não tiveram a perspicácia de treinarem seus filhos e alunos para fazerem escolhas.

Diante de tudo isso, é natural que essa juventude esteja insegura para a escolha profissional, num mundo globalizado com mudanças constantes e muitas vezes radicais nas questões políticas, econômicas, tecnológicas e sociais de modo geral.

Portanto, se em curto espaço de tempo o status quo não vai mudar, temos que repensar em quebrar antigos paradigmas referentes a trabalho como, por exemplo, emprego, carteira registrada, estabilidade, segurança, benefícios etc. e embutir nos currículos das escolas e na educação familiar, atividades e atitudes que venham a desenvolver a criatividade, a flexibilidade, a comunicação, autonomia, a tomada de decisões, o empreendedorismo, a análise, a crítica, a ética, a cidadania, a inteligência emocional, a busca do conhecimento e melhoria contínua que somadas possam fortalecer e trazer à luz as aptidões e talentos próprios da natureza humana. Com esses quesitos treinados e desenvolvidos, a possibilidade de desenvolvermos jovens seguros, com auto-estima elevada, prontos a assumirem riscos, aumenta consideravelmente, não só no campo profissional, mas em todas as esferas da vida.

Daí, então, poderemos falar de medo apenas como algo importante para preservarmos nossa integridade física e mental diante das escolhas e não como algo paralisante e limitador.

E, para concluir, não existem escolhas definitivas. Devemos conviver com a idéia de que, como qualquer outra escolha, a definição profissional é um processo de tentativa e erro. Algumas decisões amadurecem somente lá pela terceira década da vida; outras, como ocorrem com certos remédios, têm prazo de validade.


Encarar o novo é o que mais dá medo


Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde divulgado ontem mostra que encarar o novo ou lidar com alguma circunstância inesperada na vida é o que mais incomoda adolescentes paulistas entre 10 aos 20 anos de idade. O estudo, feito com base nos atendimentos do projeto Dá pra atender?, da Casa do Adolescente, aponta a causa como responsável por quase 20% das queixas entre os jovens.

A pesquisa foi realizada durante todo o ano de 2007 com 200 adolescentes, selecionados aleatoriamente, que procuraram atendimento no programa pela primeira vez. A maior finalidade do estudo é avaliar os diagnósticos mais freqüentes entre os jovens que procuram algum tipo de ajuda psicológica.

Do total da amostragem, 100 são mulheres e 100 são homens. Em ambos os sexos, a preocupação com o novo lidera as queixas, com 18% entre as jovens e 19% entre os meninos.

Entre as adolescentes, a segunda principal queixa são os problemas de relacionamento com os pais, com 14%, seguido por depressão, com 6%, e fatores psicológicos que afetam a condição física (sobrepeso), com 5% dos problemas entre as meninas.

Já entre os meninos, a segunda principal preocupação são os transtornos de aprendizagem, somando 18%. Os problemas de relacionamento com pai e mãe vêm logo depois, com 15%, seguido por problemas acadêmicos, com 14%, e por último o chamado transtorno desafiador opositivo (comportamento negativista, hostil), com 10%.

Conflitos internos e insegurança para enfrentar novos desafios são naturais nessa fase da vida, mas é preciso dar espaço para que os jovens falem e se expressem sobre esses assuntos. Trabalhar o lado emocional é fundamental para orientar os adolescentes, avalia Lia Pinheiro, coordenadora da pesquisa


retirado de Loved

O grande general Jesus



Em dias difíceis, frente as nossas atribuições e responsabilidades diárias, nos permite por ora refletir sobre a grande arma deste nosso invencível general, disponível á nós cristãos para os dias de hoje. O Amor!!! Jesus, quando esteve entre seus discipulos e seus seguidores, operou milagres, sarou feridas, libertou enfermos e endemoniados, e até ressuscitou Lazaro. Frente a grandeza do seu nome e poder, mostrou simplicidade, humildade, amor e infinita sabedoria e misericórdia. Esteve em meio a escória da sociedade daquela época. Ficou furioso com os "mercadores da fé" o covil de ladrões, que vendiam em frente ao templo. Respeito e zelo pela casa do Senhor! Sempre!!!

Todas essas obras, que até hoje operam grandes feitos, milagres, salvações, foram segundo a graça e misericórdia do nosso Senhor.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Decorativo não? Fácil de dizer e expressar com palavras, uma "arma" evangelística que não tem surtido muito efeito, e porque? Puro e simplismente porque não vivemos o que pregamos, se não conhecemos a Deus, não temos intimidade, comunhão,...Como podemos apresentar aos outros, o que não conhecemos? A nossa grande chance neste fim dos tempos, é endireitar-mos nossas veredas, corrigír-mos nossos caminhos e comportamentos diante de Deus, buscando comunhão plena, conhecer e ser conhecido D'Ele. Aí sim o evangelismo surtirá efeito preciso, pois haverá unção sobre nós, virtude fluirá de nossos corações... Pense nisso!!!

Não falo em ser super-santo, mas guerreiros de Cristo, que anseiam pela sua presença e amor, constantemente!!!

A Igreja hoje na sociedade moderna, vêm sofrendo transformações muito preocupantes, perdendo o foco do que Jesus Cristo nos ensinou naquela época, e que hoje fogem completamente desta via de regra. Veja mais detalhes no post Deus é Socialista ou Capitalista?

Deus, nosso Senhor Jesus não veio fazer city tour na terra, veio numa missão muito importante, de interesse maior nosso do que dele mesmo. E porque digo isso???? Sabe a palavra Salvação??? Pois é, Deus é puro, eterno, perfeito, soberano, e estará eternamente com seus escolhidos, áqueles das quais em João 3:16 (texto simples) mas que o aceitaram como Senhor e Salvador, que aceitaram seu sacrifício, o sangue santo vertido na cruz, reconhecendo o verdadeiro amor, arma que até hoje sobrevive aos
ataques constantes do malígino, onde o General Jesus Cristo é sempre vencedor.

Desperta irmão, aproveite a grande chance, receba Jesus em seu coração ainda em quanto é tempo. Este é o ano aceitável do Senhor. Jesus te ama INCONDICIONALMENTE.


por José Augusto

19 junho, 2009

O papa estava certo



BENTO XVI DISSE QUE DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS NÃO IRIA FREAR A EPIDEMIA DE AIDS DO CONTINENTE AFRICANO. EDWARD GREEN CONCORDA.

Quando Bento XVI afirmou que a distribuição de camisinhas não resolveria o problema da Aids , muitos disseram que ele estava errado. As evidências mostram o contrário. Estudos importantes, como pesquisas demográficas e de saúde, não conseguiram encontrar uma associação entre uma maior disponibilidade ou o uso de preservativos e menores taxas de infecção pelo HIV na África.

Na prática, os preservativos mostraram não ser a melhor política para conter a Aids. As camisinhas não têm funcionado para frear a epidemia que se abate sobre o continente africano. Por mais católico que possa soar, a melhor política para epidemias generalizadas consiste em promover a fidelidade e a monogamia. O que vemos como resultado é uma redução do número de parceiros. O que também tem funcionado e deve se promover é a circuncisão masculina, que comprovadamente reduz as chances de contágio.

Um exemplo claro é o que aconteceu em Uganda. O país promoveu a política ABC, sigla em inglês para abstinência, fidelidade ou camisinha. A população contaminada com o HIV foi reduzida em 66%. No entanto, o governo sofreu grande pressão para seguir a linha de prevenção de outros países. Como resultado, Uganda deixou a ênfase na redução do número de parceiros e passou a adotar a fórmula batida de preservativos + testes + remédios. Nos últimos anos, os índices de contaminação voltaram a aumentar.

O Brasil está em uma situação diferente, com uma chamada "epidemia concentrada". Preservativos têm mais chances de sucesso em lugares assim. No entanto, ainda faltam programas que desencorajem sexo casual ou com prostitutas e múltiplos parceiros.

De maneira geral, a imprensa foi bastante irresponsável ao criticar o papa. E não culpo o público por estar confuso. Não seria errado pensar que muitos líderes e parte da mídia que "crucificaram" o papa deveriam checar antes os dados científicos mais recentes.

Logo, logo, as provas passarão a ser tão contundentes que a maioria dos mitos sobre a Aids serão destruídos. Assim, poderemos começar a implementar programas de prevenção com base em evidências científicas. Com ou sem a bênção do papa.


retirado de Revista Galileu

18 junho, 2009

Catraca Livre



A dica agora é sobre um novo espaço na net que divulga eventos diários em Sampa. Muito bom para quem quer achar algo legal para fazer na cidade, nada passa em branco pelo site Catraca Livre.

O Catraca Livre é um guia da cidade de São Paulo. É uma agenda cultural do que há de melhor e de graça na cidade; é também um olhar sobre os talentos, as pessoas e invenções, que criam novos caminhos para a metrópole.

O Catraca Livre é a cidade, a arte, a cultura, a educação e seus personagens todos. É um jornalismo apaixonado por São Paulo: curioso em descobrir a cidade e dedicado a apresentar o que descobre.

Nossa equipe levanta a agenda da cidade e junto com colaboradores paulistanos escreve matérias para mostrar o que há de melhor nessa agenda: buscamos dar informação, contexto e sentido. São diferentes editorias que variam para dar conta da multiplicidade das descobertas.

A busca é promover uma São Paulo livre: com conhecimento e divertimento acessíveis.


Uma dica extra é seguir o Catraca Livre pelo Twitter, assim você fica informado sobre todas as novidades na cidade e as promoções especiais para o site.


por Gutojardim

17 junho, 2009

Deus é Pop



COMO OS JOVENS BRASILEIROS - QUE ESTÃO ENTRE OS MAIS RELIGIOSOS DO MUNDO - EXPRESSAM SUA FÉ EM NOVOS RITOS, NOVAS IGREJAS E ATÉ NA INTERNET

Com mais de 20 tatuagens estampadas no corpo, dois piercings no nariz e um alargador de orelha, a paulistana Fernanda Soares Mariana, de 19 anos, parece estar montada para um show de rock. Apenas a Bíblia que ela carrega nos braços sugere outro destino.

E Fernanda, a despeito do visual, está pronta mesmo é para encontrar Jesus. “A igreja não pode julgar. Ela tem de estar lá para transformar sua vida, e não sua aparência”, afirma. A igreja que Fernanda escolheu não a julga pelo figurino. Numa noite de domingo, no templo da Bola de Neve Church do Rio de Janeiro, o que se vê são fiéis vestindo bermudas e camisetas com estampas de surfe. Boa parte exibe tatuagens como as de Fernanda. No altar, uma banda toca música gospel, enquanto a vocalista grita o refrão “Jesus é meu Senhor, sem Ele nada sou”. Na plateia, cerca de 300 pessoas acompanham o show em catarse, balançando fervorosamente ao som da música. A diaconisa Julia Braz, de 18 anos, sobe ao palco de cabelo escovado e roupa fashion. Põe a Bíblia sobre uma prancha de surfe no púlpito e anuncia: “O evangelismo tá bombando!”. Amém.

Cultos voltados para os jovens, como a igreja da Bola de Neve, revelam um fenômeno: mostram que o jovem brasileiro busca formas inovadoras de expressar sua religiosidade. Em 1882, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche assinou a certidão de óbito divina com a célebre afirmativa: “Deus está morto”. Para ele, os homens não precisariam mais viver a ilusão do sobrenatural. Nietzsche não foi o único. O anacronismo da fé religiosa era uma premissa do socialismo. “A religião é o ópio do povo” está entre as frases mais conhecidas de Karl Marx. Para Sigmund Freud, a necessidade que o homem tem de religião decorreria de incapacidade de conceber um mundo sem pais – daí a invenção de um Deus. A influência de Marx e de Freud no pensamento do século XX afastou gerações de jovens da fé. Mas a derrocada do socialismo e as críticas à psicanálise freudiana parecem ter deixado espaço para a religiosidade se manifestar, sobretudo entre os jovens. “Aquilo que muitos acreditavam que destruiria a religião – a tecnologia, a ciência, a democracia, a razão e os mercados –, tudo isso está se combinando para fazê-la ficar mais forte”, escreveram John Micklethwait e Adrian Wooldridge, ambos jornalistas da revista britânica The Economist, no livro God is back. Para os jovens, como diz o título do livro, Deus está de volta. Ou, nas palavras da diaconisa Julia, “está bombando”.

Uma pesquisa feita por um instituto alemão mostra que 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam ser “profundamente religiosos”

Uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países, revela que esse renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos países. O estudo mostra que o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos. Segundo a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são “profundamente religiosos”. Noventa por cento afirmam acreditar em Deus. Milhões de jovens recorrem à internet para resolver seus problemas espirituais. Na rede de computadores, a diversidade de crenças se propaga como vírus. “Na minha geração só sabia o que era budismo quem viajava para o exterior”, diz a antropóloga Regina Novaes, da Universidade de São Paulo e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude. “Hoje, com a internet, o jovem conversa com todo o mundo e conhece novas religiões. A internet virou um templo.” Mais talvez do que isso, ela se converteu no veículo ideal de uma religião contemporânea e desregulada, que pode ser exercida coletivamente sem sair de casa e sem submeter-se a qualquer disciplina.


retirado de Revista Época

16 junho, 2009

Deus é socialista ou capitalista?



O que é mais importante?

Cumprir o mandamento de Jesus, buscar a salvação de vidas através do verdadeiro evangelho, ou capitalizar recursos sem fim para chamada: "Obra de Deus"???

Jesus quando esteve na terra deixou bem claro: Dê á Cézar o que é de Cézar, e a Deus o que é de Deus. Malaquias 3:8 em diante fala também claramente da importância do dízimo e as ofertas alçadas ao Senhor.

Recursos esses canalizados para a obra de Deus, para pagamento dos impostos, aluguéis, infra-estrutura, salários, enfim. Só que estes recursos tem sido canalizados de outra forma: enriquecimento ilícito, compra de grandes terrenos, faraónicas instalações, compras de antenas, tv's, transmissões, vendas e mais vendas, anúncio em púpito ou rádio tv de pretendentes candidatos a cargos eletivos, etc... O mercadão da fé, ou quem sabe: Jesus por R$ 1.99???

Mas pergunto insistentemente aos irmãos. Jesus é capitalista ou socialista?

Porque Jesus quando esteve na terra, ficando furioso expulsou os que comercializavam na porta do reino? E porque a Igreja Brasileira vêm cometendo o mesmo erro?

Façam uma pesquisa perguntando: O que você acha das Igrejas Evangélicas? Você por acaso é ou seria adepto á alguma Igreja Evangélica? Se a resposta for positiva favor explicar. Se a resposta for negativa, o porque?

A natureza geme com dores de parto, afim de que os santos escolhidos de Deus preguem as boas novas, levem ao cativo o ano aceitável do Senhor.

Hoje muitas igrejas trabalham com metas financeiras, e não metas de vidas. Igrejas e seus "homens usados por Deus" ficam milionários, pregando o evangelho modelo TELESENA. Sabe qual é...? Uma espécie de título de capitalização: Olha irmão tenha fé, Deus é dono da prata e do ouro, e dará riquezas aos seus filhos, mas primeiro "irmão", você deve contribuir na casa do Senhor.

Se você for contem plado por esta "misericórdia", favor dar o dizimo, mas se você não for contemplado suficientemente, não se preocupe, Deus dará em dobro daquilo que você tem ofertado. Ai vem os: Carnes de Gideão, Seja um Patrocinador, Dízimos e ofertas passadas inumeras vezes no mesmo culto, pagamento por máquinas: redeshop, débito automático, e ah! uma grande novidade!!! Cartào de Crédito!!! Venda de TV por assinatura, e por ai vai...

E assim aos rodos, milhares, milhões de pessoas lotam essas Igrejas, atrás de um Jesus Banqueiro, e não atrás do Jesus Senhor, Salvador, Libertador, que cura, que ama, que resgata vidas das trevas. Essa é a meta de Jesus! O resto é detalhe. Deus supre todas as nossas expectativas, sabe dos nossos anseios e necessidades, do que precisamos realmente ou não.

O mercado do trabalho está aberto á todos, a crentes e não crentes, pessoas que se dedicam constantemente e conseguem através da honestidade concretizar suas metas e conquistas. Todos possuem essa capacidade já dada por Deus. Já outros tem preguiça ou exploram a fé alheia, de maneira ambiciosa, outras personalidades oprimem colegas de trabalho, amigos e inclusive famíliares, movidos assim por uma ambição desenfreada.

Lembrem-se, a salvação vêm apenas por intermédio de Jesus, não há outro caminho, e o que devemos procurar em primeiro lugar é corrigir as nossas vidas, vigiar constantemente para não pecar-mos, e se assim o fizermos, pedir perdão, se arrepender verdadeiramente, erguer a cabeça e seguir em frente. Nossa meta para com o Senhor Jesus é alcançarmos vidas, dar as boas novas, pregar a palavra de Deus, e as demais coisas serão acrescentadas. Ex: conclusão dos estudos, boa profissão, bom salário, um ótimo casamento, perfeita saúde, amor no coração, respeito com o próximo,
enfim.

Hoje os mercadores da fé, altos representantes do evangelho aparecem nas tv,s de todo o Brasil, encorajando não crentes, e crentes que ainda não conheceram a Jesus, para campanhas de: milagres financeiros, seja um vencedor, abençoado, enfim.... São cartolas da fé, lobos em peles de ovelhas, deturpando o evangelho, chamando a sociedade de troxa, ignorante que dá dinheiro pra pastor.

Vocês sem lembram do relógio da vida?

O aumento da violência no mundo, a falta de fé, e outros males crescem diáriamente, pois a Igreja que é o termometro do mundo abraçou o evangelho através do capitalismo, e com isso milhares deixam de acreditar em Deus, muitos se desviam, e a credibilidade da Igreja é atacada quase que diáriamente. O que fazer? Qual é o seu pensamento á respeito de tudo isso? Devamos nos omitir, ou levantar a voz conmo João Batista no deserto de nossa fé, e agir de maneira responsável segundo toda a orientação de Deus.

Pois bem meus amigos, está na hora da mobilização. Devemos nos unir com as demais Igrejas que no mesmo propósito dado por Deus, possam exercer o VERDADEIRO papel da Igreja de JESUS CRISTO NOSSO SENHOR E SALVADOR, que é justamente Saquear o inferno, trazar a sociedade ao conhecimento da palavra de Deus através do Evangelho verdadeiro de Cristo.

Somente desta maneira, abençoamos o nosso bairro, município, Estado e UF.
Somente desta maneira, podemos exercer com clareza a nossa cidadania.
Somente desta maneira, podemos fazer a diferença.

E o mais importante: As igrejas devem investir em tempo, qualidade e primar pela educação de seus fiéis, deve fornecer cursos, estudos da palavra de Deus, enfim. Para que todos possam conhecer verdadeiramente a Deus, e possam entender o verdadeiro papel de cada ministério, obra executada na Igreja a serviço do Reino de Cristo.

Amor e União, pensem nisso... Sobre a pergunta acima, vocês podem responder. A pergunta agora é outra, devemos nos questionar perante a Deus dizendo: Senhor estamos no foco correto? Estamos cumprindo com o nosso verdadeiro propósito?

Pensem nisso...


por José Augusto

15 junho, 2009

Story of Stuff




Desde a minha infância eu gostava de saber tudo sobre as coisas que tinham em casa. Desde o carro na garagem a televisão da sala, do aspirador de pó até o espelho do quarto minha curiosidade me fazia explorar e tentar descobrir do que essas coisas eram feitas, da onde vinham e para onde iriam quando o lixeiro viesse pegar elas já que haviam sido substituídas por outra mais nova.

Mal sabia eu a "verdadeira" história das coisas...

Criado pela ambientalista Annie Leonard, o documentário webhit Story of Stuff vem chamando a atenção pela forma simples e crua como ele desconstrói a temática do consumo e explica de forma simples como o nosso estilo de vida ocidental agride o mundo em que vivemos.

Depois que eu vi esse vídeo fiquei pensando sobre o papel do ser humano nessa terra, quando Deus criou o homem no jardim era para ele cuidar do jardim e não destruí-lo, mas parece que o homem entendeu tudo errado, esquecemos o nosso papel.

"E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar." (Gênesis 2:15)

Ser "verde" para o cristão não é uma simples moda ou estilo de vida, é dever!


por Gutojardim

Mat Kearney



Pegue uma poesia e transforme em música, é assim que as músicas de Mat Kearney são compostas, verdadeiras poesias sobre a vida, sobre amores e desamores, sobre desilusões e conquistas. Tudo isso acompanhando de um rock leve e suave numa levada black.

Com dois cds lançados até agora ele se destaca na cena da música cristã moderna, por vários motivos entre eles o uso constante das ferramentas da web para divulgar seus trabalhos.

Outro destaque de Mat Kearney é que suas músicas parecem ser as favoritas dos seriados estadunidenses, suas músicas já apareceram no One Tree Hill, Without a Trace e Gray's Anatomy dentre outros.

Vídeo da música "Nothing to Lose"


Site
www.matkearney.com

MySpace
www.myspace.com/matkearney

Twitter
twitter.com/matkearney

Escola Bíblica de Férias



Mais do que um simples lazer prolongado, a Escola Bíblica de Férias é um eficaz instrumento de evangelização e crescimento espiritual das crianças que tem sido utilizado por gerações. A EBF é uma forma lúdica de transmitir uma mensagem essencial: a mudança de valores como base na formação e construção de um novo código de conduta, o da novidade de vida.

Tendo como base o que a bíblia ensina em Provérbios, “Ensina o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6) cremos que a mensagem do evangelho pregada à criança produz resultados irreversíveis. Grandes líderes espirituais de hoje tiveram suas vidas marcadas de forma impactante pela sua participação numa EBF, quando ainda crianças. Além disso, o impacto alcançou suas famílias que, atraídas pelo amor, também tiveram um encontro pessoal com o Senhor Jesus.

Neste ano faremos uma EBF no dia 27 de junho, das 15h00 às 18h00, para crianças de 04 à 12 anos, cujo tema é "Caçadores do Tesouro Perdido". As crianças, através de brincadeiras, histórias e trabalhos manuais irão viver uma emocionante aventura em busca do tesouro perdido pela sociedade em que vivemos: os valores da Palavra de Deus.

Para isso, precisamos da ajuda de cristãos compromissados com o Reino de Deus que queiram participar deste trabalho.Precisamos de voluntários, evangelistas, intercessores, servos do Deus vivo cujos corações ardam por alcançar vidas para Jesus. Contamos com seu apoio! Deus abençoe tremendamente!


por Livia Sabará

12 junho, 2009

A onde está o nosso amor



Fico triste, quando vejo em certas igrejas (instituição), pessoas que julgam o outro, por causa da sua aparência, isso só causa divisão entre as igrejas e nenhum crescimento espiritual! Então pra que serve tanta discursão, se não leva a lugar nenhum. Sabemos que piercings e tatuagem não são condenadas pela bíblia, se lermos realmente a palavra em todo seu contexto, portanto sabemos que não é nenhum pecado te-los no corpo.

O que me leva a escrever este texto é a indignação há em meu coração, em saber que o evangelho de Cristo tem sido banalizado, pelas pessoas que dizem ser cristãs.

O que devemos fazer ao invés de julgarmos as atitudes dos outros e ama-los, isso é o que está escrito na palavra (Marcos 12:33). Creio que se nós ligássemos menos pra tatuagem e pro piercings e ligássemos pro tato de gente que tem sido excluído das nossas igrejas, justamente por causa desses nossos julgamentos, ai sim estaremos fazendo o papel de um verdadeiro cristão.

Temos que amar o pecador independente do pecado, a discurção tem girar em torno da seguinte questão “estamos sendo verdadeiros cristãos?”, falta muita coisa para que nós “crentes” sejamos transformados em cristãos, a exclusão por causa das diferenças e apenas um exemplo.

Nós temos nos esquecido do amor que Jesus demonstrou na cruz, nós esquecemos que todos nos independentemente do jeito como se veste, da forma que corta seu cabelo, se toma banho ou não, nos somos todos iguais! Nós precisamos cair na real, de que o nosso papel de cristão e amar ao próximo.

Nós como igreja, devemos incluir as pessoas, abraçar demonstrar carinho e principalmente amar, não estou fazendo apologia a pecados, tatuagens ou qualquer outra coisa, faço apologia ao amor de Deus, pois é dessa forma que fomos amados e devemos amar.

O que eu quero é ver uma revolução do amor, ver pessoas de diferentes culturas juntas, ver pessoas dividindo o pão, porque o que acontece é que nós nem nos sensibilizamos mais com a fome no nosso planeta, com o numero de crianças sendo abusada sexualmente. Nós só ligamos pra coisas “sem noção”, sinceramente não gosto de certos costumes que se tem nas igrejas.

Temos que parar um pouco com essas confusões e divisões por causa de alguns modos e costumes de determinadas igrejas e juntarmos a nossa força contra a fome, contra o abuso sexual e tantos outros problemas.

Términos dizendo vamos parar de julgar esse não é a nossa função, vamos AMAR, pois essa sim é a nossa função!


retirado de Solomon1

As 5 linguagens do amor



O amor é uma linguagem universal... Então porque nem todos conseguem falar essa lingua? Eu sempre tive essa dúvida por anos, até me deparar com um livro escrito por alguem que também fez esse mesmo questionamento, e quando eu li esse livro meus conceitos sobre o amor mudaram... O autor em questão é Gary Chapman, e o livro que quebrou o folclore da mística do amor é AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR.

Gary Chapman diz nesse livro que cada pessoa possui uma forma diferente de amar, um dialeto próprio, e essas linguagens diferentes seriam cinco formas de amar:

Palavras de afirmação. Algumas pessoas precisam ouvir elogios para se sentir amadas, e elas também adoram elogiar, é o amor nas palavras, característica dos melosos.

Tempo de qualidade. Ela é capaz de dedicar todo o seu tempo para estar com alguem, não um tempo qualquer mas um tempo especial, e dessa forma ela precisa de um tempo só para ela.

Receber presentes. Todos gostam de presentes mas quem fala essa linguagem simplesmente não consegue se segurar quando recebe um presente e também adora presentear.

Formas de servir. É a lingaguem daquelas pessoas que gostam de fazer tudo para agradar, essa linguagem está relacionada ao ato de fazer algo, de servir.

Toque físico. Linguagem especial de quem é um verdadeiro "grude", amam dar abraços e fazer carinhos, não precisa de palavras para essa linguagem apenas toques.

Se você se identificou com alguma dessas linguagens acima, então provavelmente você fala essa linguagem, seu dialeto do amor é como você ama e se sente amado. Entender isso é fundamental para entender como ter um relacionamento cheio de amor, não só para os namorados, mas para com todos, desde seus pais, amigos e até o cachorro.


por Gutojardim

Não morda a maça



Dia dos namorados... Noite dos solteiros... Alegria dos namorados... Lamento dos solteiros... Brincadeira pessoal.
Nesse dia dos namorados queria deixar uma dica especial para todos que namoram ou são solteiros: o site/blog Não Morda a Maça.

Pq Não Morda a Maçã?

Vivemos numa geração tumultuada. Vc tem que concordar comigo, a correria de hoje é violenta e muitas vezes estressa! Trabalho, faculdade, telefonemas, messenger, orkut, e-mail, noticias diversas que nos afetam….
Dentro dessa doidera toda estamos nós. Até ai tudo bem, mas e a maçã entra onde? Afinal de contas, o que é a MAÇÃ??

“Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” (Gênesis 3:3)

CLARO, que a bíblia não diz que o “fruto” da árvore era uma maçã mas, apoiando-me no folclore que gira em torno desse “fruto” é que coloquei esse nome no blog.

A maçã é a representação (da sensualidade) do pecado em nossas vidas!

Baseado na correria que temos que enfrentar diariamente e sempre manter “distância da maçã” é que construi este blog. Ele é um fruto q nasceu do meu relacionamento com a Fran (minha linda namorada!).
O objetivo aqui é adorar a DEUS e se vc estiver no meio do caminho, creio q será abençoado!
Daqui pra frente vou postar estudos, fotos, links diversos (etc..) para que JUNTOS mantenhamos nossa boca longe da maça!!

Então venha, “embarque neste carrossel”, quer dizer, embarque neste blog! Espero q vc seja não somente abençoado mas, principalmente TRANSFORMADO!

Fica com DEUS!!!!
Acompanhe os posts!

Um abraço!
VITÓRIAS!!!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.