25 fevereiro, 2010

Deus não está calado



Por mais que organizemos a vida, por mais que consideremos todas as possibilidades, por mais cuidada e minuciosa que seja a nossa agenda, sempre há surpresas pela frente. Algumas aparecem logo, outras demoram anos.

Em situações assim é natural querermos ouvir a voz de Deus. Muitas vezes ouvimos a sua resposta, outras não. Mas estaria ele calado?

O interessante é perceber que mesmo a Europa vivendo uma era “pós-cristã” é de lá que estão saindo as vozes mais evangelicais de todo o mundo no presente momento: C. S. Lewis, John Stott, J. I. Packer e N. T. Wright. Essas vozes são autênticas e despidas de legalismo, farisaísmo, fundamentalismo, denominacionalismo, literalismo e arrogância teológica.

Os pronunciamentos dos quatro britânicos estão agrupados por assunto. Escolhemos os temas mais importantes, os temas de mais difícil aceitação e o tema mais desafiador. Veja um pouco do que eles têm a dizer:

C. S. Lewis
“Jesus não é apenas um homem bom que morreu há dois mil anos. Ele é um homem vivo, tão homem quanto você e ao mesmo tempo, tão Deus quanto era quando criou o mundo.”
“Meu bem real está em outro mundo e meu único e verdadeiro tesouro é Cristo.”

John Stott
“Em Jesus, a cruz deixa de ser símbolo de uma forma de execução para ser símbolo do evangelho da salvação.”
“É maravilhoso pensar que Jesus, que é o nosso destino, é também o nosso predecessor, nosso acompanhante e a nossa senda.”

J. I. Packer
“Pela vontade do Pai, Jesus Cristo se fez pobre e nasceu em um estábulo para, trinta anos depois, ser pendurado em uma cruz. Esta é a mensagem mais maravilhosa que o mundo já ouviu e ouvirá.”
“Jesus era o rabino que falava com autoridade, o profeta que era mais que um profeta, o mestre que despertava crescente temor e devoção em seus seguidores, que ele mesmo encontrou, chamou e comissionou.”

N. T. Wright
“Deus veio ao mundo através de Jesus justamente porque as coisas não andavam bem por aqui e precisavam ser endireitadas.”
“No Getsêmani, Jesus estava como em trabalho de parto, esperando unir o céu e a terra, como alguém tentando amarrar dois pedaços de corda com pessoas puxando-as de ambos os lados.”


retirado de Ultimato

... é Jesus para alguém



Sua VIDA é Jesus para alguém,
Por mais fraca e falha que possa ser.
Apesar de ser cheio de erros,
Você é tudo de Deus que alguém vai ver.

Sua LINGUA é Jesus para alguém.
Aquela palavra amarga de dor
Falará a um coração sensível
Talvez tudo que ela ouvirá do Senhor.

Seus ALVOS são Jesus para alguém.
O que você tiver em primeiro lugar
São para ele os alvos de um Cristão,
São esses que um dia ele vai procurar.

Sua FIDELIDADE – isto para alguém é Jesus.
Se Ele é fiel em tudo ou não
Depende do dia após dia, da perseverança
Que há em você e em seu coração.

Seu AMOR é Jesus para alguém,
Para aquela que está precisando saber
Se Jesus realmente irá atrás dela
Seja quão longe ela estiver.

Cuidado para que alguém não blasfeme Deus
Eles vão descobrir o que você é.
E o único Jesus que alguns vão ver
É o Jesus que conhecem através de você.

22 fevereiro, 2010

Severino, Severino



- Vejam, o povo nordestino agora é numeroso e mais forte do que nós. Temos que agir com astúcia, para que não se tornem ainda mais numerosos e, no caso de guerra, aliem-se aos nossos inimigos, lutem contra nós e fujam de São Paulo.

Estabeleceram, pois, sobre eles chefes forçados, para os oprimir com tarefas pesadas. E assim os nordestinos construiram para o prefeito a cidade de São Paulo. Todavia quanto mais eram oprimidos, mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam. Por isso os paulistas passaram a temer os nordestinos, e os sujeitaram a cruel escravidão. Deram-lhes a vida amarga, impodo-lhes a árdua tarefa de preparar o concreto e fazer blocos, executar todo tipo de serviço predial e de condominio; em tudo os paulistas sujeitavam cruel escravidão.



- Severino, Severino!

- Eis-me aqui! – respondeu ele.

- Tire as Havaiannas dos pés Severino, pois o lugar em que você está é terra santa. Eu sou o Deus de seus pais, Deus de Cleitom, Deus de Uélintom, Deus de Uóxintom.

Então Severino cobriu o rosto e teve medo de olhar para Deus.

- De fato tenho visto a opressão do meu povo em São Paulo, tenho escutado seu clamor, por causa de seus feitores e sei o quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los das mãos dos paulistas e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde mana leite de coco e azeite de dendê com fartura. Pois agora o clamor dos nordestinos chegou a mim, e tenho visto como os paulistas os oprimem.

Êxodo 1. 3.


retirado de DuasAsas.com

18 fevereiro, 2010

Hillsong United - Yours Forever



Say his name within the darkest hour
And see his light illuminate our path
The road is narrow but our gaze is set
On the love of Christ 'til the very end

We walk in the truth that overcame our sin
Leaving our past and how we once had life
Giving our lives to see
Your Name made Known
'Cause the love of Christ is what the world needs most

So Lord
Lead us in the ways of Your Love
To lead our broken world to Your cross
Lead us in the ways of Your Love
We are Yours forever
Our lives won't be the same
Yours forever our eyes won't turn away
Yours forever!

We sing Your praises 'til our lungs give out
To the hope of the world
The One who gave us life
Giving our lives to see
Your Name made known
'Cause the love of Christ is what the world needs most

We are Yours forever
Our lives won't be the same
Yours forever our eyes won't turn away
Yours forever our lives won't be the same
Yours forever our eyes won't turn away

We're living in the One who gave
His life to see our sin erased
We know
We know
Our hope is never gonna fade away


Ódio ao véu



New York Times acusa França de atiçar o ódio

O New York Times entrou na última quarta-feira no debate sobre a proibição do véu integral na França, considerando em editorial que "os talibãs aplaudiriam" tal medida e acusando o governo francês de "atiçar o ódio".

"É fácil ver que os direitos das mulheres são violados quando um governo lhes ordena dissimular o corpo sob um véu integral", escreveu o jornal americano.

"Deveria também ser tão fácil constatar a mesma violação quando uma comissão parlamentar francesa recomenda (...) a proibição dos serviços públicos, como as escolas, os hospitais e os transportes, às mulheres que vestem estes véus", prosseguiu.

A missão parlamentar pluralista sobre o porte do véu integral preconizou ontem uma lei probindo o uso deste véu nos serviços públicos.

"Em vez de condenar as recomendações (da comissão), o presidente Nicolas Sarkozy parece determinado a jogar lenha na fogueira", afirmou o New York Times.

Se tal lei fosse adotada, "os talibãs ficariam felizes, mas o resto do mundo deverá expressar sua repugnância", acrescentou. "Infelizmente, os dirigentes políticos franceses parecem querer fechar os olhos diante das violações das liberdades individuais".

Na perspectiva das eleições regionais de março, "é difícil criar emprego, e fácil atiçar os preconceitos contra os muçulmanos", continuou o editorial, afirmando que para recuperar os votos da extrema-direita, "o governo de centro-direita de Sarkozy passou meses promovendo um debate nacional às vezes estúpido, às vezes ameaçador, sobre a identidade francesa".

"Nenhum ganho político justifica a promoção do ódio", sentenciou.


fonte AFP

17 fevereiro, 2010

Competição a flor da pele



Esses dias está acontecendo em Vancouver a Olímpiada de Inverno 2010. Um dos maiores eventos de esporte do mundo, e que a respeito das Olímpiadas normais atrai os olhares atentos do mundo todo, até de países onde neve só na tv como o caso do Brasil.

Mas o que mais chama a atenção nos jogos não é a velocidade das descidas rápidas de esqui, as manobras do snowboard ou a arte da patinação no gelo. O que chama realmente a atenção é até onde os competidores estão dispostos a competir pela medalha de ouro.

Isso me faz pensar em como muitas vezes competimos na vida: ultrapassamos e fechamos carros para não perdemos nosso lugar no transito de Sampa, aumentamos o volume do nosso som para que o vizinho que gosta de pagode engula pelos ouvidos o nosso rock, tentamos crescer e ganhar promoções no trabalho mesmo que isso signifique atropelar nossos colegas e superiores, e outros competem com o melhor amigo pela garota X e depois que fica com ela o rapaz se cansa dela e corre atrás da garota Y.

O engraçado é pensar que essa sede por competir com os outros existe dentro da igreja, não só na questão de quem tem o melhor ministério, isso vai além, vai até o ponto de quem é mais santo, quem tem mais fé ou mesmo quem vai morar no céu e quem não vai (sério! já vi disso também), bem coisa de fariseu, e essa primazia competidora vem desde a época do cultinho afinal quem não tinha uma certa invejinha do coleguinha que contava mais vitórias da semana e daquele que ganhava todas as competições que a tia fazia.

Vi isso no acampa desse ano, vi como a sede por vencer sobe a cabeça, fui vítima disso na verdade (haha, ano que vem tente apitar algum jogo para você ver como o sangue sobe na cabeça dos times na hora que eles estão perdendo). Competir é a lei, afinal Paulo comparou a vida cristã com uma corrida, devemos competir devemos vencer... nem deve ter passado na mente de quem entendeu assim que o competir e o bom combate se referia a disputar consigo mesmo, com seu "EU", com sua carne, com suas convicções humanas, com a indiferença para com o próximo, com a voz que sussurra dentro do seu ego a falsa regra do jogo: ambição!

Sabe eu quero ver, cenas como essa aqui acontecerem na minha vida, quero abrir mão de fazer um gol para o goleiro adversário ser atendido, quero dar minha vez ao outro, quero carregar a minha cruz sabendo que nela se encontra minha missão que tem como objetivo a vida do próximo não a minha, quero ver meu ego sendo suprimido pelo amor de Deus. Nisso sim, eu quero ganhar a medalha de ouro!


por Gutojardim

BBB e a imbecilidade humana



Amigos, faz tempo que formei uma opinião sobre o BBB. Achava que era uma coisa estúpida, sem sentido, sem proveito. Defini, aqui mesmo nesta coluna, esses reality shows como “o supra-sumo da imbecilidade humana” afirmando que em tais programas “uma meia-dúzia de desocupados expõem sua intimidade, em tudo o que tem de pior, para serem assistidos por uma massa ignara não menos desocupada” (Fama e Sucesso, maio de 2007).

Os tempos mudam, a gente evolui, vive novas experiências, se recicla. Opiniões não podem ser definitivas. Elas precisam seguir seu curso. Hoje penso um pouco diferente. Fui injusto em minha análise. Cáustico. Intolerante.

Sim, porque comparado com o que temos hoje, a podridão de três anos atrás era comparável a programa infantil. E, como se não bastasse o zoológico humano Global, hoje existem outras opções, até mesmo na TV Record, cuja proprietária é uma igreja “evangélica”. Seus apresentadores estão ainda mais cabeças-ocas, seu público ainda mais entorpecido. Como é possível a um país se permitir que uma asneira fétida como essa entre nos lares das pessoas todos os dias? Como se explica que alguém abra sua casa para receber esta porcaria? Como não se proibir que alguém leve o dinheiro suado de tantos telespectadores incautos para sustentar esta máquina de iniqüidades?

Um programa que não tem nada a acrescentar, a não ser procurar por todos os meios legitimar o erro, fazer apologia do pecado, enfiar goela abaixo da sociedade que o errado é certo e o certo é errado. O profeta Isaías, inspirado por Deus, já falava a respeito do BBB: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz escuridade; põem o amargo por doce, e o doce por amargo.” (Isaías 5:20). Ou seja, ai daqueles que invertem valores, subvertem conceitos e ridicularizam os absolutos. Se não por estes motivos, só pelo vazio cultural e intelectual, tenho acompanhado críticas ferinas até mesmo de pessoas que nem conhecem a Deus a propósito do tema.

Podem me chamar de xiita, fundamentalista, atrasado, fechadão. Não sou de ficar em cima do muro. Um cristão que se presta a parar por um minuto que seja para assistir a este show de horrores social, ético, moral e espiritual precisa questionar sua fé. Não é razoável imaginar que haja qualquer coisa a fazer diante da TV num momento em que se faz propaganda de tudo o que não presta, embalado na diabólica aparência de pensamento moderno, de tolerância e de modelo ideal de convivência humana. Vejo cristãos ao final dos cultos comentando não a mensagem que ouviram, o louvor que prestaram, mas preocupados em qual será o próximo eliminado, quem merece ganhar o prêmio ou o que disse fulano ou beltrano. Será isso normal?

É incrível como chegamos a um ponto em que o Evangelho não precisa mais fazer nenhuma diferença na vida prática. A gente vai aceitando tudo com uma passividade assustadora. Hoje já é muito, mas muito mais fácil encontrar “cristãos” que podem dizer o nome de todos os participantes da “casa famosa” do que citar o nome dos doze apóstolos. Sim, dizem eles (como já ouvi pessoalmente), o que mudaria a minha vida em saber isso? Como isso faria a minha vida melhor? Meus caros amigos, se não servisse para nada, ainda assim seria melhor gastar o tempo conhecendo as histórias da Bíblia do que encher a nossa cabeça com aquilo que Efésios 5 chama de “as obras infrutíferas das trevas”. Este texto é fantástico, porque nos ensina a reprovar estas coisas, argumentando que “o que eles fazem em oculto o só referir é vergonha”. (Efésios 5:11-12). Acho que esta página foi arrancada da Bíblia dos cristãos do século 21. Agora, não apenas eles contam com orgulho, mas fazem questão de assistir, aplaudir e até participar. Se pudessem, estariam lá em pessoa.

Se deveria haver uma reserva de resistência contra a avassaladora campanha dos meios de comunicação contra tudo o que se chama Deus, esta deveria se achar entre aqueles que servem a Deus. Pelo andar da carruagem, por aqui a proposta de nadar contra a maré soa mal. Não empolga. A ideia de sermos uma contracultura, cujos valores são absolutamente inversos aos da maioria que nos rodeia está perdendo força. O conceito de “Reino”, que é exatamente um povo separado, com um DNA exclusivo, com uma marca no coração que os torna diferente de tudo o que existe, definitivamente está ficando para trás. Observe que estou defendendo o conceito de REINO, não o conceito de GUETO. Não sou favorável a um pseudocristianismo encastelado, que usa um linguajar ininteligível e que leva uma proposta de preservar e impor uma herança meramente cultural sobre os não-salvos, como se isso fizesse deles pessoas aptas para o céu. Entendo bem que para alcançarmos a nossa geração precisamos conhecê-la, nos aproximar dela e falar de maneira que elas entendam. Tudo é válido para se conseguir isso. Menos assimilar justamente os valores contra os quais o Reino de Deus se levanta. Isso não faz parte da missão da igreja.

Não se esqueça jamais de uma coisa: o poder da mídia é incalculável. Ela impõe conceitos, rotula opiniões, encarcera pudores, redefine valores, autentica safadezas, legitima ilícitos. Engana-se miseravelmente quem subestima sua influência. A mídia é insaciável nos seus interesses e devastadora nos seus resultados. No geral, ela é manipulada, controlada, paga e serviçal a pessoas que não tem o mínimo interesse em preservar e salgar. Muito ao contrário, para ela, quanto pior melhor.

Se é assim, porque você que é súdito do Rei dos reis vai se deixar levar pelos seus tentáculos e permitir que ela molde seu coração e sua mente? Por que vai continuar dando espaço para que o diabo continue enchendo sua vida de forma a acostumá-lo com o padrão dominante?

Pensando bem:

“Prefiro ser um ilustre desconhecido do que um imbecil famoso”.


retirado de Irmãos.com por Marcos Soares

10 fevereiro, 2010

Mister Distler





Originalidade na letra é a marca registrada da banda Mister Distler. Variando em composições sobre verdades cristãs que podem melhorar seu dia para os descrentes e verdadeiros tapas na cara para os fariseus de plantão. A banda possui um estilo próprio que vai desde o rock & roll a lá Beatles até o funk de raíz e o soul. Por fim eu digo que vale a pena conferir Mister Distler!

1. Viver Coisas Novas é sensacional
2. Quem quiser ouvir mais entre no MySpace do Danni Distler, vocalista
3. Baixe ela aqui!

por Gutojardim

04 fevereiro, 2010

Placas! Nova música do Elder "iPod"




Elder - Placas

Placas! é a nova música do Elder "iPod". A música foi escrita por ele com a ajuda do André Tozzi e foi produzida pelo Rafa Ortega. Também contou com a ajuda de Matheus Ortega e Mariana Campos.

1. Ótima música
2. Concerteza vai rolar no acampa...
3. baixe ela aqui!


por Gutojardim

As obras-primas de Deus



“A fé é como uma tintura que acaba colorindo o que cada um vê.” John Burke

Em meus textos anteriores tenho falado a respeito da total falta de noção das igrejas em seus ensinamentos exclusivistas (quero dizer aquilo que EXCLUI mesmo as pessoas) embutindo na mente dos cristãos de maneira muito sutil, porém eficaz, uma cultura farisaica contemporânea, vamos assim dizer.

Dessa vez, vou tentar - eu disse tentar - deixar de lado a minha indignação para falar mais do amor e da graça de Deus e de como Ele realmente deseja que nós, como seus seguidores, nos comportemos a fim de melhor representá-Lo aqui na terra.
Precisamos espalhar a verdade sobre a graça de Deus e o poder de transformação que ela tem. As pessoas não acreditarão que Deus as aceitará e amará até que aqueles que alegam conhecê-Lo comecem a mostrar-lhes.

Graça sem amor significa tolerância. Não podemos mais simplesmente tolerar as pessoas no mundo, a graça deve ser encarnada porque sem ela, essas pessoas nascem para fugir de Deus.

Imagine que uma obra de arte valiosíssima esteja sob a sua responsabilidade. Um quadro de Picasso, por exemplo, avaliado em milhões de dólares. Agora imagine que por um acidente esse quadro ficou todo borrado e sujo de lama. Você não vai se importar muito com a lama, mas sim com a preciosidade da obra em si. Provavelmente se você tentar limpar acabará danificando ainda mais o quadro. Então o correto a se fazer é levá-lo a um especialista que vai limpá-lo sem danificar a peça. Assim deve ser a nossa atitude diante dos não cristãos. Devemos voltar o nosso olhar para a obra-prima criada por Deus: a vida dessas pessoas, e não para os pecados que elas trazem consigo. Pois, quanto aos pecados, podemos deixá-los aos cuidados do especialista, o Senhor Jesus Cristo. Afinal, todas as pessoas vivem em processo de restauração, por isso Deus pacientemente limpará a lama do “nosso Picasso” até o dia final.

Enfim, aquele que pára diante de Deus vai encontrar o propósito para a sua vida. E nós não devemos tentar consertar as pessoas, isso é obra de Deus. Devemos, portanto, simplesmente amá-las para que sejam religadas ao Pai.
Paulo disse: “aquele que ama o seu próximo tem cumprido a Lei.”
Nesse caso, vamos procurar não transgredir a Lei e nem cumprir de maneira farisaica ao ponto de distorcê-la.


por Kênia Siqueira retirado de Se Parar Pra Pensar...

Nova Classificação de países por perseguição



INTERNACIONAL - A Portas Abertas divulga neste mês a lista dos 50 países que foram mais intolerantes ao cristianismo em 2009. A lista é feita a partir de um questionário de 50 perguntas, desenvolvido especificamente para cobrir os diversos aspectos da liberdade religiosa. Uma pontuação é dada de acordo com cada resposta. O número total de pontos determina a posição de cada país na Classificação.

Os dez primeiros

Na primeira posição da Classificação de países por perseguição de 2010 está novamente a Coreia do Norte. No país, atividades religiosas são consideradas uma afronta aos princípios socialistas que imperam. O país ocupa a primeira posição da lista, como o lugar mais intolerante ao cristianismo, desde 2002.

Em 2010, o Irã assumiu o 2º lugar, tomando a posição que a Arábia Saudita ocupou durante oito anos. O reino saudita foi para a 3ª colocação. Apesar de ter descido uma posição, a opressão à Igreja no país não mudou – o fato foi que a perseguição no Irã se tornou mais intensa do que na Arábia Saudita.

A Somália subiu para a 4ª posição como consequência dos ataques que a pequena comunidade cristã sofreu durante o ano. O islamismo é imposto por grupos terroristas no país, e os seguidores de Cristo têm de praticar sua fé em segredo.

O islamismo também é a religião oficial nas Maldivas, Afeganistão, Iêmen e Mauritânia, países que ocupam o 5º, 6º, 7º, e 8º lugar, respectivamente.

A Mauritânia é nova entre os dez primeiros. Ao longo de 2009, a situação no país deteriorou gravemente. Em junho, um agente de ajuda humanitária cristão foi assassinado. No mês seguinte, 35 cristãos mauritanos foram presos e torturados, e, em agosto, 150 cristãos da região foram presos.

O Laos caiu da 8ª para a 9ª posição, mas não houve melhora na situação da liberdade religiosa no país. A atitude do governo quanto à Igreja é negativa e restritiva, e os cristãos vivem sob vigilância, pois são considerados agentes ocidentais encarregados de transformar o país em uma democracia. Mas, apesar disso, a Igreja laosiana continua a crescer.

A liberdade religiosa no Uzbequistão, que permanece na 10ª posição, piorou ao longo de 2009. Muitos cristãos foram presos, multados, interrogados e submetidos a abusos físico e mental. Os familiares de convertidos ao cristianismo geralmente usam de força bruta para fazê-los voltar ao islamismo.

Onde a situação piorou

A situação dos cristãos deteriorou no Azerbaijão, Quirguistão, Tadjiquistão, Tunísia e Vietnã.

No Azerbaijão e no Tadjiquistão, foram aprovadas leis repressivas que controlam a liberdade religiosa. No primeiro país, a lei favorece claramente a comunidade islâmica, enquanto no segundo, ela atinge negativamente todos os grupos religiosos.

Na Tunísia, o controle imposto pelo governo por ocasião das eleições presidenciais influenciou de maneira negativa a situação da Igreja no país.

O Quirguistão, novo na lista, tem visto o islamismo influenciar cada vez mais a vida política e cotidiana da nação. Por conta de uma nova lei religiosa, a oposição aumentou contra os cristãos.

No Vietnã, fiéis e governo se confrontaram por causa de templos que foram ilicitamente confiscados.

Onde a repressão diminuiu

Foram registrados poucos casos de perseguição na Argélia, Índia, Indonésia, Jordânia e Sri Lanka.

A Argélia se rendeu à pressão da mídia internacional, que criticou a hostilidade do governo argelino contra a Igreja em 2008. No entanto, líderes cristãos sentem que a oposição pode voltar a qualquer momento.

A ausência de violência em grande escala na Índia fez com que o país descesse algumas posições na Classificação. Houve menos registros de mortes, agressões e destruições em 2009.

A presente Classificação de países por perseguição foi produzida com base em eventos decorridos entre 1º de novembro de 2008 e 31 de outubro de 2009. Portanto, os meses de novembro e dezembro de 2009 não foram considerados para esta edição.

Para saber mais, acesse a página especial.


retirado de Missão Portas Abertas