04 março, 2010

Casa na praia vira pesadelo ambiental



Ação criada pela Lew'Lara\TBWA para o Instituto Akatu alerta para a falta de limites do consumo, mesmo quando isso impacta a natureza de modo negativo.

Para conhecer o que os brasileiros estariam dispostos a fazer para realizar um grande sonho de consumo, o Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente solicitou à Lew'Lara\TBWA uma campanha sobre o tema. A partir daí, a agência criou uma ação que extrapolaria até mesmo os limites das praias.

A ousada campanha oferecia um empreendimento residencial construído na areia da praia de Pitangueiras, no Guarujá. Os compradores morariam na praia. Com uma orla totalmente construída e uma pergunta às pessoas: e se para ter um apartamento na praia, a praia tivesse que desaparecer?

Para tornar a ação ainda maior o Instituto Akatu e a Lew'Lara contaram com a parceria do programa Fantástico, da Rede Globo. O que era para ser apenas uma campanha publicitária em São Paulo acabou se tornando um grande projeto em quatro capitais que também ganharam seus projetos fictícios.

Utilizando assinaturas como "Viva na primeira ilha de Floripa", "More no maior cartão postal do mundo" (Rio de Janeiro), "Viva na primeira ilha de Brasília" (Brasília) e "More na areia da praia com direito a piscina natural à prova de tubarões" (Recife). A campanha dos supostos empreendimentos convidava as pessoas a conhecerem os edifícios por meio das mídias tradicionalmente usadas em lançamentos imobiliários.

A ação fictícia continha folhetos, estande de vendas, site, brindes e folders. Além disso, um anúncio em avião reforçava a comunicação "Praia lotada nunca mais. Exclusive Beach". Para monstrar a reação das pessoas, câmeras escondidas filmaram os atores/vendedores dos estandes conversando com os consumidores. O planejamento de mídia contou ainda com anúncios de jornal e site onde são registradas as opiniões do público.

Parte da ação foi exibida no domingo 28, com os resultados da campanha no Guarujá, Recife e Florianópolis. As três cidades aprovaram o empreendimento. No próximo domingo, 7, vão ao ar os resultados de Brasília e Rio de Janeiro. Veja a reportagem no site do Fantástico (clique aqui).

Além de fazer parte da equipe que criou a campanha, André Laurentino, VP de criação da Lew'Lara, participou da reportagem. O profissional comentou a resposta de uma pessoa que foi entrevistada na matéria. A mulher afirmava que se não tivesse dinheiro suficiente para comprar um imóvel, ela entraria na Justiça para que outras pessoas não pudessem adquiri-lo. Laurentino observou que o comportamento nada a tinha a ver com preocupações com os impactos à natureza e sim uma relação egoísta com o empreendimento.

Sobre a ação em si e todo planejamento envolvendo a campanha, o criativo da Lew'Lara ressalta que será cada vez mais comum o uso de mais plataformas para se contar uma hístória. "Criar o meio é tão necessário quanto criar o conteúdo".

A campanha tem criação de Pedro Rosa e Roberto Kilciauskas, com direção de Victor Sant'Anna, Felipe Luchi, André Laurentino e Jaques Lewkowicz. A produção ficou por conta da Piloto, sob direção de cena de Daniel Soro e Alexandre Chalab. Katia Bontempo, Dani Toda e Cristiane Leopacci são responsáveis pelo RTV.


retirado de m&m online

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