26 janeiro, 2010

Repintando a Igreja



Certo verão, quando eu estava no segundo grau, minha família e eu estávamos de férias e decidimos visitar uma igreja na cidade em que estávamos. No fim do culto, o pastor perguntou se alguém queria ser crente. Ele disse que as pessoas poderiam repetir uma oração depois dele e se tornarem cristãos, naquele momento ali no banco em que estava. Disse que, se as pessoas repetissem essa oração, poderiam ter certeza de que, quando morressem, iriam para o céu, não para o inferno. Em seguida, pediu a todos que abaixassem a cabeça, fechassem os olhos, e começou a orar, dando tempo depois de cada frase para aqueles que queriam repetir em seguida. Quando terminou, disse para todos continuarem com olhos fechados e cabeça baixa. Depois pediu às pessoas que tinham repetido a oração que levantassem a mão onde quer que estivessem sentadas. Dessa forma ele saberia quem eram e poderia orar por elas. Mencionou que ninguém, a não ser ele, estaria olhando.

Depois o pastor disse: "Estou vendo uma mão levantada aqui. Obrigado. Vejo uma mão lá no fundo. Vejo algumas jovens aqui na frente...". E continuou confirmando as mãos que se levantavam em todo o salão.

Durante todo esse tempo fiquei com os olhos abertos, assistindo a tudo.

Eu não vi nenhuma mão levantada.

Há alguns anos meus pai me lembrou desse dia. Ele me disse que ficou com os olhos abertos o tempo inteiro também - apenas não ficou observando as mãos. Ele disse que, quando percebeu o que estava acontecendo e que eu estava observando tudo, teve aquela sensação ruim de que eu me desviaria de Deus, da igreja e da fé para sempre. Contou-me que continuou pensando: Eu perdi o Rob. Perdi o Rob...

Eu sou como você. Vi muitas coisas feita em nome de Deus que, tenho certeza, ele não tinha nada com aquilo. Tenho muitos motivos para abandonar tudo.

Também sou igual a você porque tenho uma escolha. Ficar mais amargo, cético, mais aborrecido e mais duro. Qualquer um pode fazer isso. Muitos fizeram. O ódio é uma força poderosa de unificação. E há muito que ser repelido.

Ou, como você, prefiro recuperar minha inocência. Podemos decidir recuperar nossa inocência juntos. Podemos retirar que a esperança é real e que um grupo de pessoas que ama a Deus e os outros de fato pode mudar o mundo. Podemos recuperar nosso idealismo, nossa convicção e nossa confiança nas grandes idéias que mexem conosco. Podemos nos comprometer mais em ser as pessoas que estão aprendendo a fazer o que Jesus nos ensinou.

Eu não vou parar de sonhar com um novo tipo de fé para os milhões de pessoas como nós que precisam dela. Não vou parar de sonhar com novos tipos de comunidades que mostram o amor de Deus e o brilho de Jesus de maneira sincera e convincente. Não vou parar de sonhar com novas formas de viver uma vida de fé e criatividade e sentido e propósito.

Mas não posso fazer isso sozinho. Preciso de você. Precisamos de você. Precisamos que você redescubra a maravilha. Precisamos que você creia que isso é possível. Precisamos que você se junte a nós.

É melhor assim.

É o que Jesus tinha em mente.


retirado de Velvet Elvis (Repintando a Igreja) por Rob Bell

Nenhum comentário: