22 abril, 2010

Ouro de Tolo



Não sou tão despreendido assim do material, eu como matéria, bebo matéria, respiro matéria e tenho meus objetos de estimação… Mas o recente acidente com meu carro me fez refletir. O que eu faria se por acaso o Mestre me fizesse a seguinte proposta:

“Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.” (Mateus 19:21)

Será que estou realmente buscando o Reino de Deus em primeiro lugar (Mateus 6:33)? Será que os bens que eu tanto prezo não transformaram-se em amarras que me impedem de caminhar ao lado de Jesus?

Não, não estou pregando uma vida de ascetismo! Em definitivo! Trabalho, ganho meu salário, e não vejo mal algum em usufruir dos frutos do suor de meu rosto. Mas temo estar depositando meu amor nos lugares errados.

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:21)

Onde está meu coração neste momento? Estou tentando fazer uma introspecção, uma avaliação sincera do que é, de fato, mais valioso para mim…

Se o homem fosse capaz de mergulhar para dentro de si mesmo, sufocaria com tamanho vácuo… Este vazio é incomodo, desolador… E o ser humano, em uma tentativa débil e desesperada de preenche-lo recorre a várias coisas…

Raul Seixas compôs a auto-biográfica canção, “Ouro de Tolo”:

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês…

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um Corcel 73…

E Salomão, do alto de toda a sua sabedoria, deixou registrado:

Suas realizações…

"Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto. Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores. Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie. E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. - E sua conclusão a respeito de tudo isto… - E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol." (Eclesiastes 2:4-11)

Observem as intercessões entre a vida do velho rei de Jerusalém e do roqueiro baiano… Foram vidas de conquistas! Mas, qual a razão da melancolia de ambos?

Salomão afastou-se de Deus, passando a adorar e servir deuses estranhos…

Raul, foi Raul… “Maluco beleza”, morreu em decorrência do alcoolismo e de uma diabetes mal tratada…

Faltou aos dois O Tesouro verdadeiro… O único capaz de ocupar todas as câmaras e salas do tesouro de nossos corações, Ele que é a Pedra preciosa que os edificadores rejeitaram! Ele, somente Ele, o Cristo de Deus! Jesus!

dEle, por Ele e para Ele


retirado de Território 7

Nenhum comentário: