20 agosto, 2009

Eu te cobro isso? Eu te cobro algo?



Sempre gostei de fazer as minhas parábolas com situações que eu passo na vida e que me fazem abrir olhos sobre uma verdade divina. Já fazia algum tempo que eu não consegui fazer nenhuma, até que nesta semana passei por uma situação que me fez ter uma nova visão de quem Deus é. Talvez essa visão seja clara para todos exceto para mim, ou talvez até já tenha sido clara para mim, mas no decorrer da vida ela tenha se apagado na minha mente.

Tudo começou quando na semana passada eu me formei na faculdade, mas não é especificamente sobre isso que quero falar. Quero falar sobre uma conversa que chamou a atenção na reunião que tivemos na casa do meu avô, após a colação. Sinceramente não vou conseguir me lembrar das palavras exatas usadas na conversa, pois para variar a minha cabeça estava em outro lugar, mas ela voltou a terra quando meu pai começou a falar.

Durante essa conversa, meu tio estava falando sobre o valor que muitas vezes os filhos não dão aos sacrifícios que os pais fazem para dar uma boa educação aos seus filhos e logo um bom futuro, como era frustrante ver isso, que os filhos deviam honrar os pais tirando boas notas e se esforçando ao máximo para que esse sacrifício fosse recompensado.

Mas meu pai respondeu algo interessante, que me fez pensar durante uma semana, como já disse não me lembro das palavras exatas, mas foi algo mais ou menos assim: “Não espero nada em troca, fiz os sacrifícios que fiz, somente por que as amo” e meu pai não falou aquilo da boca para fora, ele realmente viveu isso comigo e minha irmã durante todos os nossos anos de escola, ele jamais olhou as minha notas e disse, “bem você podia ter ido melhor” ou “você devia estar se esforçando mais, você não vê o quanto eu trabalho para te dar isso”, não, meu pai sempre me apoiou, ele sempre abriu o meu boletim e chorou dizendo “que notas lindas, o que eu fiz para merecer uma filha tão esforçada… tão inteligente” (só para constar, muitas vezes meu boletim não tinha notas tão boas assim). Lembro-me também que quando eu ia muito mal em alguma matéria e começava a chorar, por estar tão frustrada com aquela matéria ele me abraçava no meu quarto e tentava me acalmar, falando “Porque você esta assim? Eu te cobro isso? Eu te cobro algo? Fique tranqüila… você vai superar isso!”

Hoje vejo que aquelas palavras não eram do meu Pai, pois ele havia aprendido cada uma delas com Deus!

Pensando nisso me pergunto porque cobramos tantos resultados? Porque estamos tão preocupados com as nossas “notas” se ele não esta?

Porque vemos Deus como alguém que pagou por nós algo que não poderemos retribuir e agora só fica nos cobrando?

Após relembrar daquela cena do meu pai em meu quarto me encorajando e falando que as notas de nada valiam e que ele se alegraria comigo se eu tivesse boas notas ou não, penso que talvez essas sejam as palavras de Deus para mim hoje “Porque você esta assim? Eu te cobro isso? Eu te cobro algo? Fique tranqüila… você vai superar isso!”

É. Como poderíamos pagar o sacrifício que ele fez por amor a nós? Como poderíamos recompensá-lo por aquilo que ele fez sem esperar recompensa? Como pagar pela graça que é imerecida?

"Mas quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna." (Tito 3:4-7)


por Mariherman

2 comentários:

Gutojardim disse...

Isso é o mais incrível! Deus não nos cobra nada! Ele apenas nos ama!

Esse texto vai ficar famoso! =)

Veronica disse...

lindo post...

Deus é muito mais que um pai, mas só quer ser visto dessa forma...

adorei