26 novembro, 2009

Esperança



"Se descubro em mim um desejo que nenhuma experiência desse mundo pode satisfazer a explicação mais provável é que fui criado para um outro mundo." (C.S.Lewis)

C.S.Lewis é um dos meus escritores preferidos, e na grande maioria de seus livros ele insiste em falar sobre a Esperança .Nós seres humanos somos movidos por essa força estranha que nos faz avançar em busca de algo melhor ,mais bonito ,mais honroso algo que nos faça dizer que tudo valeu a pena ,que a nossa jornada não foi em vão.

Esse sentimento é algo que vem de dentro ,totalmente involuntário,que está a ponto de explodir ,algo comparado a um vulcão perto de entrar em erupção ,mas não explode,como se tivesse esperando aquele momento exato ;então essa felicidade, essa alegria esse prazer fica como um prisioneiro dentro de nós ,mas parece que sua pena é eterna pois não vemos possibilidade de terminar com essa tal esperança, encontrar o que ela realmente procura . Já encontrei sentimentos ou sensações que estavam perto de satisfazer, mas esse não era o ponto, não era a felicidade ou alegria em si era na verdade um vislumbre uma miragem apontando para o real motivo.

E essa mesma esperança é compartilhada por toda a humanidade, em todos os séculos, os homens sempre procuraram algo que não podem encontrar,aquele amor perfeito ,a felicidade eterna , a alegria verdadeira ,a resposta absoluta etc; e isso é facilmente visto através das historias que foram passadas ,nos romances , nos mitos , naqueles finais eternamente felizes , a conquista da mulher amada , a viagem , o reinado ,a batalha finalmente ganha na busca por esse siguinificado que parece não existir.

E o que dizer de nossa tão incessante busca por respostas :"De onde viemos ? Para onde vamos? Por que estamos aqui? ".O que seria isso ,senão mais uma de nossas demonstrações que a esperança é realmente algo real? .Mesmo em meio a um mundo cheio de morte ,violência e destruição um completo caos, ela nos faz encher o peito e dizer que temos Esperança em um mundo melhor, algo que sinceramente parece utópico mas a esse sentimento totalmente possível e aceitável.O próprio cristianismo em suas raízes da um imenso valor a Esperança,mas de uma forma diferente olhando para alem desse mundo como disse Paulo, se a nossa esperança em Cristo estivesse somente nessa vida somos os mais miseráveis dos homens.

Depois de enxergarmos a Esperanças em suas mais diversas manifestações eu te proponho algumas perguntas: Por que a busca incessante por respostas, senão para uma resposta final e absoluta que finalmente vai nos satisfazer? Por que a busca por um Amor perfeito, senão para o encontro final e eterno com Ele? Por que a vida cheia de esperança em um mundo melhor ,senão para finalmente encontrar esse mundo mesmo que em outro lugar?

Por que toda essa esperança, senão para um final absolutamente e eternamente Feliz ?

Sim Esperança nos leva a pensar no Paraíso ,pois ela é uma das maneiras de encontrarmos o caminho para ele .Cristo é a Verdade o Amor e a Felicidade; Ele é o fato em si, Ele é o final de toda a Esperança .Quando tudo enfim acabar poderemos dizer que sim ,tudo isso valeu a pena, finalmente encontramos tudo o que na verdade desejamos ,não aquele sentimento de quase, seremos por fim e eternamente completos e plenos .Essa é a minha esperança , e agora eu te pergunto "por que toda essa Esperança senão para encontrar a Cristo?"


por Isaac Palma retirado de Alguém como eu

Nenhum comentário: