27 abril, 2010

A busca da perfeição



Eu vou lhe avisar
Goleiro não pode falhar
não pode ficar com fome na hora de jogar
senão, um frango aqui, um frango ali,
um frango acolá
- Jorge ben Jor -

Ele joga solitário, como diz a sabedoria do futebol: ali onde ele pisa nem a grama quis nascer. Ele é amado e odiado, hoje é herói, amanhã é vilão.É a posição mais ingrata do futebol. Ele luta contra a estrela do futebol, quando ela vai de encontro ao seu lugar favorito, ele quer impedir o que todos desejam. Ele não precisa correr, marcar, driblar, fazer gol, e se o faz é por puro charme.

Dizem que os goleiros são aqueles que não deram certo na linha, e logo foram rebaixados pela maioria a essa posição, como se fosse, a segunda divisão do futebol. Os menos providos de habilidade foram condenados a evitar o que não sabiam fazer, foram condenados a estragar a obra de arte do pintor, a rabiscar o livro do escritor, a defender a bicicleta do craque.

De fato, tudo isso pode ser verdade, mas ser goleiro é mais que isso; como dizem um grande time começa com um grande goleiro. Goleiros definem jogos, se esticam e se contorcem pra evitar que seu time tome um gol, não recebem o devido valor, dificilmente recebem salários de estrelas, assistem o jogo sem titubear, sem vacilar, esperam pacientemente a sua hora. Pra mim quem é goleiro já nasceu goleiro, e é devidamente encaminhado ou predestinado para aquilo que nasceu pra fazer.

O goleiro joga pro time, mais que isso, joga pra si mesmo, joga pelo seu orgulho, e pelo orgulho de sua mãe. Ser goleiro é um esporte dentro de outro esporte, é um esporte individual, dentro de um esporte coletivo; ser goleiro é cair e levantar, é ser bem mais esquecido do que lembrado, ser goleiro é buscar o inesperado, é vibrar as vezes em grupo, as vezes sozinho após uma defesa que só ele percebeu que foi difícil. Ser goleiro é se arriscar, é amar mais aquilo que é, do que aquilo que vão dizer sobre ele, é saber que nem sempre ganhará um elogio após uma grande partida, mas que sempre após um frango será o culpado pela derrota, é treinar mais que todos os outros. Goleiro é o único que não pode errar, é ser o que outros não são, então arrisco dizer, que ser goleiro é a busca da perfeição.


retirado de Alguem como eu por Isaac Palma

2 comentários:

Bruno disse...

Essa frase resumiu tudo, belo texto do isaac


Ser goleiro é um esporte dentro de outro esporte...

Fernando disse...

Ser goleiro é pra poucos, por isso saí do gol e fui pra linha.