05 maio, 2009

Há esperança para o Meio Ambiente?



"Por causa das muitas opressões os homens clamam por causa do braço dos grandes." (Jó 35:9)

Bom meus amigos, o relógio da vida está girando e cada vez mais estamos perto do fim dos tempos, vivemos numa sociedade moderna, que atropela o Meio Ambiente de diversas formas: desmatando, queimando, poluindo o ar, solo, rios e mares....Até quando a natureza vai suportar tal opressão? Ou nós mesmos?

Infelizmente o meio ambiente em que vivemos é violentado diáriamente em detrimento do descaso, do deixa pra depois,... Enfim, a natureza aguentou até agora, que continue aguentando... O processo não pode parar!

Até quando o meio ambiente pode suportar? Até quando o homem continuará afrontando a Deus?

Hoje, nas grandes empresas existem os chamados sistemas de gestão e meio ambiente incorporados aos processos produtivos, em resumo, onde a matéria prima utilizada para criação do produto ali manipulada, possa ser comercializada devidamente obedecendo à uma séria de medidas, e exigências aplicáveis pelas normas nacionais e internacionais, em relação á qualidade dos produtos, mas principalmente na preservação do meio ambiente. Infelizmente não cumprimos com a totalidade, no que diz respeito à esta preservação, observamos ocultamente a destruição contínua dos recursos naturais disponíveis. Emissões de CO, CO2, Monóxido de Carbono, queimadas, entre outros são despejados esses poluentes diáriamente na atmosfera, rios e mares contaminados com esgoto e acidentes eventuais com petróleo e seus derivados, já o solo castigado com os aterros clandestinos, devido a falta de fiscalização rigorosa. Existem ainda estados e municípios que não adotaram as políticas de reciclagem, ou pior, os aterros existentes não atendem devidamente aos padrões adequados em relação ao meio ambiente, contaminando desta forma lençois de água subterrâneos, descartando em 100% o lixo recolhido, um desperdício tremento principalmente relacionado a reciclagem.

As políticas voltadas para a preservação dos recursos naturais, são precárias, totalmente insuficiente, camuflada, protegendo interesses corporativos. As Leis de proteção ambiental existem, mas não são cumpridas, muito menos fiscalizadas. Enfim, os problemas são diversos, e continuam avançando para o cáos, antes catástrofes eram exporádicas, agora são rotineiras, o aquecimento global é prova ardida disto, bem como aparição de novas doenças, a destruição da natureza provocada pelo homem, por consequência reverte contra ele mesmo, ex: ocorrem enchentes e alagamentos, maremotos, terremotos, cidades, vilas inteiras são sucumbidas pela força das águas (lembram de Santa Catarina?).

Como cidadãos devemos economizar energia, não disperdiçar águas, reeducar nossos hábitos quanto à separação de lixos recicláveis e orgânicos colaborando com meio ambiente, manter praias, parques, ruas livres da nossa sujeira, revisar-mos nossos veículos para não poluir o ar que respiramos. Enfim está é um grande ajuda, mas não resolve o problema, enquanto o governo continua fazendo vista grossa, deixando de atuar de forma repreensiva e punitiva, bem como, a falta de adoção de políticas ambientais pelas empresas, a farra continuará, o que fazer?
O relógio da vida está correndo, e qual será a herança para os nossos filhos e netos?

Boa semana à todos


por José Augusto

Nenhum comentário: