31 agosto, 2009

Onde está aquele povo barulhento?



Todos os dias temos uma nova notícia: um novo escândalo...

Sarney, Collor; atos secretos, fraudes no sistema, desvios nos três poderes. Dentre as muitas perguntas, a principal: até quando?

Muitas são as “estrelas” no teatro da impunidade, mas quando é que o povo reagirá? Quando sairemos da posição de espectadores e nos tornaremos “personagem principal” naquilo que mais nos interessa: nossa dignidade enquanto povo, sociedade e gente?

Não faz muito tempo, menos de 20 anos e via-se o povo com a cara pintada nas ruas ecoando o grito das “diretas já!”; não faz muito tempo e se ouvia o povo exigindo o impeachment de um presidente que pouco significou para nós, que só manchou a reputação da nossa nação – e ele está ai de volta!

Dizem que a mídia cegou o povo; alguns sugerem que a falta de prazer no conhecimento e a satisfação com o “status quo” é o mais conveniente para um povo que só quer saber de festa e feriado; mas a desgraça é muito clara, nosso país definha nas mãos de velhos coronéis enquanto assistimos acompanhados de pipoca e guaraná.

Ora, cadê a força retumbante de um povo que não cansa? Onde estamos desperdiçando nossa imponência? Nossa esperança está fadada a um desespero peremptório. Nossas crianças são marionetes do sistema; nossos jovens alucinados por bebidas, sexo e drogas; nossos adultos hipnotizados pela sanha do dinheiro e nossos velhos temerosos com a morte.

Sinto que estamos num caminho sem volta. Nada mais nos interessa. Gostamos mesmo é de pão e circo. Enquanto o mundo nos vê como um país que muito em breve chegará ao status de desenvolvido, estamos cheios de motivos para crer que ao passo que nossa economia evolui nossa gente se torna acomodada, convencida e insignificante.

Que Deus tenha misericórdia de nós...


retirado de Celebrai

2 comentários:

Gutojardim disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gutojardim disse...

A alguns dias eu fui num protesto organizado pelo twitter contra o senador Sarney "bigodão" fiquei meio decepcionado, parece que o povo não é mais "tão" barulhento quanto foi um dia...