10 setembro, 2009

Veículos do Amor



Robôs que se transformam em veículos, armas e objetos. Uma febre da década de 80, na televisão, nas revistas de quadrinhos e nas lojas de brinquedos. A febre ganhou fãs e uma dúzia de gerações de personagens, com tamanhos, cores, planetas e universos diferentes. Por último, chegaram ao cinema em versão live-action. “Live” é maneira de dizer, uma vez que não passam de bits, concebido em computador, aos nossos olhos. Mas não dá para tirar o mérito da credibilidade dos personagens. Na tela grande, parece mesmo que os robôs estão lá, correndo, brigando e se transformando em carros, tanques, jatos, toca-CDs...

Transformação, aliás, é um mandamento bíblico, dos mais antigos.

Desde o Velho Testamento o Senhor nos fala sobre as mudanças que são necessárias ao ser humano. Desde que o homem não quis viver sob amor de Deus e virou as costas para as bênçãos dos céus, se desviando do caminho original. E não há outra forma de retornar que não seja pela transformação no coração.

A história do povo de Deus avançou, mas a fidelidade nem tanto. E foi necessário o exemplo grandioso de Jesus Cristo, uma pregação da transformação de corações pela qual precisamos todos passar. E vem de Paulo, em sua carta aos Romanos, o clamor intenso: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

Ou seja, não dá para passar a vida inteira na forma de um carro comum, seguindo as coisas do mundo cegamente, sem incômodo. Viemos de outro “planeta”, um mundo onde só existe paz e bondade. Lá é nossa pátria, e um dia novamente vai ser.

É cômodo viver nesse disfarce de carro, avião, crente, devoto, fiel, ovelha, líder... Somos sempre mais um na luta pela sobrevivência, misturado à multidão. Numa busca que vai do pão-nosso de cada dia ao status, do amor ao reconhecimento profissional... Batalhas que travamos de sol a sol.

Temos uma obrigação aqui. Como cristãos, somos veículos sim. Veículos do amor de Deus, de sua luz sobre a humanidade. E temos um poder maravilhoso, ao assumir nossa forma “DIFERENTE”. É essa diferença que vai trazer o mundo aos pés dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Não é difícil fazer essa transformação. Como os robôs de Transformers, geralmente a mudança começa com os joelhos no chão, rosto prostrado. E ali, humilhados perante Deus, examinando nossos corações, podemos levantar um clamor e assumir a forma que nos permite caminhar livremente na presença do Senhor.


retirado de Deus no gibi

Nenhum comentário: