13 julho, 2010

Revolução do Amor



Em tempos de instabilidade e mudanças constantes, estive com Matheus, meu segundo filho, no Haiti. Descobri que a nação já sofre há muito tempo: em 72 anos houveram 22 líderes diferentes na nação. Há uma visível pobreza e falta de estrutura na nação como um todo. Mas não vimos um país tão voduizado que esteja sofrendo juízo por essa razão. Ouvimos do pastor Vijané, um homem de Deus, o seguinte: "Deus está usando nossa nação para mostrar aos outros a atitude de adoração e confiança da Igreja em tempos tão difíceis." Jesus anunciou em Mateus 24 que esses fenômenos da natureza aconteceriam predizendo o princípio das dores sobre toda a terra. O Chile, a China, os EUA e outros são uma clara demonstração desta realidade. Então hoje, a Igreja sim, tem papel fundamental nessa situação.

Nossa ida foi ligada ao projeto assistencialista do MAIS (Missão de Apoio a Igreja Sofredora) com recursos financeiros, alimentares, humanos (médicos e engenheiros) e com o apoio espiritual aos haitianos. Todo esse tipo de ajuda pode e deve ser dado pela igreja brasileira, considerada por tanto tempo como o celeiro de missões do mundo. No Haiti, estivemos em cultos em diversas situações: na rua, ao lado dos templos destruídos pelo terremoto, em uma tenda armada em um orfanato sem luz, e em todo o tempo víamos crianças e adultos adorando fervorosamente a Deus. A maioria não tinha uma refeição garantida após o culto e muitos tiveram suas casas transformadas em cabanas, tendas e barracas doadas ou compradas. Ah, mas como adoravam, como se doavam diante de Deus, como clamavam, como levantam as mãos sofridas e santificadas pelo sofrimento! Como eram alegres na presença de Deus!

Fizemos contato com vários líderes de louvor de diferentes igrejas de Porto Príncipe e surgiu a idéia de fazer um clipe com uma canção composta pelo Matheus, "Revolução do Amor" (traduzida para o crioulo, Revolisyon Lanmou). Um grande número de adoradores, líderes e liderados cantaram profetizando o recomeço dessa nação através do amor, tendo como pano de fundo as ruínas de um prédio de uma igreja. Essa canção se tornou uma bandeira, um desafio e ânimo para este povo amado.

Foi neste contexto que surgiu a banda dos Ortegas, meus filhos Rafa, Matheus e Pedro, que buscam pregar esse evangelho de ação com a música, envolvida com o evangelho integral que somos desafiados a não só proclamar, mas viver, fazer, ir, dar, agir, chorar, adorar, levantar os altares caídos, renovar a fé dos cansados. Também outro projeto que visa sensibilizar a igreja brasileira e gerar recursos no meio secular é o documentário sendo produzido pelo cineasta cristão Alyson Montrezol, que através da arte luta pela causa dos aflitos e necessitados.

Diante de tanto desastre e sofrimento, podemos ter uma certeza: esta é a hora de nos levantarmos para viver uma revolução do amor. E assim seremos uma igreja relevante em um mundo que geme pela nossa manifestação - os filhos de Deus!


por Gerson Ortega retirado de Show Gospel

Nenhum comentário: