25 agosto, 2010

Deus quer os pecadores?




Bom se você pensa que nem eu pensava provavelmente a sua resposta será: NÃO.
Antes de Deus falar comigo a respeito de quem ele tem buscado para trabalhar em sua obra eu achava que ele estava buscando pessoas perfeitas, prontas, mas não é bem isso que Deus tem buscado para trabalhar em sua obra.

Então quem ele tem buscado para trabalhar em sua obra?
É isso que nós vamos descobrir através desta palavra.

Em Lucas 19:1-9 encontramos a historia de Zaqueu, um publicano, e ele é um exemplo nítido de quem Deus tem buscado para trabalhar para ele e com ele.

O trecho já começa com uma um fato muito “engaçado”, ele diz que Jesus atravessava a cidade de Jerico, ou seja, ele estava lá de passagem, não tinha pretensões de permanecer por lá, porem Jesus acabou fazendo uma “paradinha” em Jerico. Porque? O que fez com ele para se naquela cidade?

ZAQUEU! Exatamente, o motivo da parada foi um homem chamado Zaqueu.

Quem era este homem?
Ele era um publicano, cobrador de impostos daquela época, por este motivo imaginasse que ele fosse um homem rico.
A bíblia diz também que ele era um homem de pequena estatura e devido a grande multidão que estava a sua frente não consegui ver Jesus.
O que isso quer dizer?
Imagine ser um cobrador de impostos do Império Romano, acho que provavelmente ele não devia ser uma pessoa muito querida por aquele região, imagine como ele devia se sentir em relação a isso.
A pequena estatura faz referencia a maneira como ele se via, pecador, pequeno.
A multidão que impedia de que ele visse a Cristo representa os seus pecados, o seu passado, a sua culpa, tudo aquilo que se punha entre ele e o mestre e impedia que ele conhecesse a Cristo.

Apesar da maneira como ele se enxergava e a distancia que o pecado causava entre ele e Cristo ele não desistiu de ver (conhecer) o mestre. Por isso ele subiu numa figueira brava para poder vê-lo passar. Essa figueira representa a fé, por apesar tudo ele creu que ele poderia ver o mestre.

Já no versículo 5 diz que quando Jesus passou por Zaqueu ele olhou para cima e disse Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje., ou seja, Eis-que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e, ele comigo.” (Apocalipse 3:20).

“Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria” é isso que diz no versículo seguinte. Zaqueu não falou para Jesus marcar para semana que vem, ou avisou-o de que ele era um publicano, não ele aceitou o convite mais do que depressa.

“Ele não pode ser usado por Cristo, esse cara não presta!”, “Ele dançava lá na TV e agora quer dizer que é Crente?!”, quantas vezes você já não ouviu uma frase parecida com esta? Foi mais ou menos isso que as pessoas falaram quando Jesus se hospedou na casa de Zaqueu.
É nós muitas vezes nos esquecemos que Deus não esta em busca dos sãos, mas sim em busca daqueles que precisam de ajuda (Mateus 2:17), e ele não que usar os que são capazes, mas aqueles que realmente dependem do mestre (I Coríntios 1:18-31).

A partir do momento em que Jesus entra na casa (vida) de Zaqueu ele toma atitudes importantíssimas, uma delas é que ele assumi que Jesus é o general da sua vida, ou seja, não é ele quem dá as diretrizes, e sim o Senhor quem comanda sua vida!

Por isso Cristo diz que naquele dia entrou salvação naquela casa.

Mas você ainda não esta convencido de que Deus tem lhe chamado para a obra?

Vou dar exemplos usando o perfil psicológico de alguns discípulos.
Mateus: Tinha péssima reputação, também era publicano e adorava festas.
Tomé: Inseguro (só acreditava no que via), era lógico, não tinha sensibilidade nem imaginação, era orgulhoso (o mundo tinha que girar ao seu redor) e desconfiava de tudo e de todos.
Pedro: Inculto, iletrado, intolerante, irritado, agressivo, indisciplinado, não suportava ser controlado, não era empreendedor, não planejava o futuro, era imperativo, ansioso, impunha e não expunha as sua idéias, não trabalhava as suas frustrações e repetia os mesmos erros com freqüência. (Só para lembra foi para este cara que Jesus disse: “Eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas de Hades não poderão vence-la”).

Bom acho que se fosse o Justos que tivesse que escolhe-los CONCERTEZA eles já estariam todos DEMITIDOS! Mas não Deus diz que ele “escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e o que para o mundo é fraqueza para envergonhar os fortes” (I Coríntios 1:27).

Portanto não esqueça Deus não tem buscado pessoas capacitadas, mas ele tem buscado pessoas dispostas!

Só por curiosidade, Judas foi o único discípulo que nunca foi criticado pelo mestre nas escrituras.

Pense nisso quando o diabo vier lhe dizer que você não é capaz. Pois esta é a mais pura verdade, mas lembre-se da melhor parte: é Cristo quem vai te capacitar!


por Mariherman

2 comentários:

@Mariherman disse...

Mor, tem um erro de portugues grostesco, esta escrito concerteza tudo junto... hahahaha!!!
Bjs

Gutojardim disse...

Hehe! Estou corrigindo amor, mas mesmo com erro o texto é muito bom! parabéns! =)