19 agosto, 2010

Saindo de casa




"Amar é mudar a alma de casa" Mario Quintana

Algumas frases logo quando as escutamos ou lemos, de bate-pronto vão de encontro as nossas mentes, como se soubessem que de lá já fazem parte, mesmo que não tivéssemos a noção da existência delas, elas ficam de um lado para o outro quase que dançando em nós, até que enfim encontram o sentido, e fazendo morada em nós. Essa frase do Grande poeta Mario Quintana é um exemplo disso pra mim. Logo que coloquei os olhos nela, ela se encontrou em mim, como se tivesse uma certeza semelhante, ou mesmo idêntica dentro do meu ser, e de fato há.

Mas ao mesmo tempo que ela encontrou morada em mim, me fez refletir sobre essa certeza, que a ela atraiu.

Amar é mudar a alma de casa, mas mudar pra onde e por que?

Amar é sair de sua casa, de onde você encontra segurança, abrigo e conforto, amar é romper com as barreiras que as paredes de sua casa impõem, é se despir de toda a sua suposta segurança com barreiras ao seu redor, e se alçar em outras direções, é nunca se fechar em si.

Talvez fosse isso que Jesus quisesse dizer quando falou que não tinha casa, e foi isso que Ele demonstrou em toda a sua vida, ao se lançar pra o encontro de outros, se despindo de toda e qualquer segurança que muros pudessem dar.

Amar é a mais bela e mais profunda forma de protesto, é um grito no silencio para uma sociedade que se mantém calada e omissa, escorada em seus próprios muros que separam a todos. Talvez seja por isso que Ele chocou tanto as pessoas de sua época, porque foi um grito tão forte e potente que os ouvidos das pessoas acostumados ao silencio não podiam aguentar, e tentaram calar, e quando o fim desse desse grito se anunciou, como disse Pedro nem a morte pode conte-lo, e ressurgiu ainda mais forte, e ecoa até hoje.

Esse é o Amor que Paulo não pôde definir como sentimento humano mas como dom de Deus de tão divino e sobre-humano que é. Esse é o Amor daquele Homem humilde de Nazaré, e não esse sentimento enlatado que se vende nas prateleiras das emoções vazias.


retirado de Alguém como eu por Isaac Palma

Um comentário:

Mariana Herman disse...

Meu, demais!

Nunca tinha pensado nisso... lindo!

Bjs