23 abril, 2009

BookCrossing



No dia mundial do livro, o dia 23 de abril, nada como conhecer a definição de um dos movimentos mais bacanas e inclusivos do “mundo livreiro”, o chamado Bookcrossing. Segundo a Wikipédia:

O conceito de BookCrossing que surgiu nos Estados Unidos da América e pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o voltem a libertar depois de o lerem e assim sucessivamente. O conceito encontra-se definido desde Agosto de 2004 no Concise Oxford English Dictionary:

bookcrossing n. the practice of leaving a book in a public place to be picked up and read by others, who then do likewise.

O objectivo do movimento Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca. Os membros desta comunidade que não conhece limites geográficos possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar os seus próprios livros em locais públicos (cafés, transportes públicos, paragens de autocarro, bancos de jardim e outros sítios que a imaginação ditar) para que o maior número de pessoas os possam ler, em vez de os manterem parados nas suas estantes. Desta forma, o acesso à cultura e especificamente à leitura torna-se verdadeiramente universal.


Livro útil é livro aberto. Aproveite o dia do livro para compartilhar conhecimento, diversão e generosidade, abandonando algum exemplar bacana por aí. E de preferência, deixe uma mensagem escrita na primeira página, contando sobre o Bookcrossing e pedindo que a tradição seja mantida. Deixe também um email para contato, para que a obra possa ser “rastreada”, ou, se preferir, o endereço deste blog ou do Livros só mudam pessoas. Com o tempo, cada livro terá ainda muitas outras histórias para contar.


retirado do blog metamorfoseantemente

Nenhum comentário: