12 junho, 2009

As 5 linguagens do amor



O amor é uma linguagem universal... Então porque nem todos conseguem falar essa lingua? Eu sempre tive essa dúvida por anos, até me deparar com um livro escrito por alguem que também fez esse mesmo questionamento, e quando eu li esse livro meus conceitos sobre o amor mudaram... O autor em questão é Gary Chapman, e o livro que quebrou o folclore da mística do amor é AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR.

Gary Chapman diz nesse livro que cada pessoa possui uma forma diferente de amar, um dialeto próprio, e essas linguagens diferentes seriam cinco formas de amar:

Palavras de afirmação. Algumas pessoas precisam ouvir elogios para se sentir amadas, e elas também adoram elogiar, é o amor nas palavras, característica dos melosos.

Tempo de qualidade. Ela é capaz de dedicar todo o seu tempo para estar com alguem, não um tempo qualquer mas um tempo especial, e dessa forma ela precisa de um tempo só para ela.

Receber presentes. Todos gostam de presentes mas quem fala essa linguagem simplesmente não consegue se segurar quando recebe um presente e também adora presentear.

Formas de servir. É a lingaguem daquelas pessoas que gostam de fazer tudo para agradar, essa linguagem está relacionada ao ato de fazer algo, de servir.

Toque físico. Linguagem especial de quem é um verdadeiro "grude", amam dar abraços e fazer carinhos, não precisa de palavras para essa linguagem apenas toques.

Se você se identificou com alguma dessas linguagens acima, então provavelmente você fala essa linguagem, seu dialeto do amor é como você ama e se sente amado. Entender isso é fundamental para entender como ter um relacionamento cheio de amor, não só para os namorados, mas para com todos, desde seus pais, amigos e até o cachorro.


por Gutojardim

Nenhum comentário: